Oficinas Temáticas - 7.º e 8.º

Frequentas, em 2015/2016, o 7.º ou o 8.º ano e já te vês numa área mais específica?

As oficinas temáticas estão direcionadas para temas mais específicos, sendo por isso constituídas por atividades que poderão ter uma duração superior a um dia.

Se já tens um gosto particular por uma determinada área (por exemplo, arquitetura, artes, ciências, desporto, psicologia ou saúde), então este programa é para ti! Tens onze oficinas temáticas à tua escolha. Junta um grupo de amigos que partilhem os mesmos interesses e inscreve-te numa das duas turmas disponíveis para cada oficina (A ou B).

As atividades decorrem entre as 9h30h e as 18h00. A receção ocorre entre as 8h45 e as 9h00, nos locais indicados nos respetivos planos.

Boas férias com a Universidade Júnior!

Programas disponíveis:

• 18 a 22 de Julho de 2016

Neste local encontras mais detalhes sobre as atividades que constituem esta oficina temática.
Podes também consultar o plano semanal do programa e o local de receção diário, de acordo com a turma em que te venhas a inscrever (A ou B).

Atividades (para saberes mais faz clique sobre o título):

Psicologia escreve-se com “P” mas é feita de mmmmmuitos M’s!

M de Mitos: Será que sabes mesmo o que é e para que serve a Psicologia? E o que fazem os/as psicólogos/as? Será verdade o que ouves dizer? Que “Psicólogos são para malucos” e outras ideias e/ou imagens distorcidas que as pessoas têm sobre os/as psicólogos/as?

M de Mistérios: Como e porque é que as pessoas pensam, sentem e agem de determinadas maneiras? Alguma vez te questionaste sobre o que está por trás do modo de ser e de funcionar de cada pessoa? Se calhar não mas talvez te interesse pois convives com pessoas todos os dias!

M de Mapas: A Psicologia é um mundo! O universo da psicologia, engloba várias áreas, vários temas, várias categorias de problemas, vários tipos de personalidades,…Os espaços da Psicologia são imensos e será mesmo importante teres à mão umas certas coordenadas para não te perderes em tão amplo território!

M de Matérias: O que se estuda no curso Psicologia? O que se investiga na Ciência Psicológica? Com que assuntos trabalha um/a psicólogo/a? É sempre bom saber mais sobre um domínio de conhecimento e sobre um domínio profissional como a Psicologia.

Até pode ser que não te imagines psicólogo/a mas pode acontecer precisares um dia de recorrer a um/a…Seja como for, não haverá Mitos enganosos, Mistérios insondáveis, Mapas inexplorados ou Matérias desconhecidas que te embaracem!

Atividades (para saberes mais faz clique sobre o título):

Será que te sentes capaz de treinar, ser avaliado cientificamente e competir (sim, faremos uma competição em pista oficial!), tudo isto numa semana de atividade intensa e divertida?
Claro que és! E vais acabar esta ação sabendo como se faz um campeão.
O treino é a arte de fazer campeões, mas treinar muito nem sempre significa obter bons resultados.
Como poderemos saber qual é o efeito que um determinado programa de treino está a ter no desenvolvimento de um atleta?
A resposta é simples para os profissionais do desporto: temos de medir a performance, ou seja, temos de medir o quanto se modificam as capacidades do atleta, como a técnica (a forma mais ou menos perfeita como realiza, por exemplo, os movimentos de corrida, saltos ou lançamentos) e a condição física (se tem mais resistência e mais força, por exemplo). Depois de se medir, ou seja, depois de avaliar os efeitos do treino, espera-se que um determinado resultado apareça na competição. Esta avaliação é muito diferente daquela que, eventualmente, já fizeste na escola (testes de condição física da bateria fitnessgram). Os testes realizados com atletas têm um caráter científico e suporte em instrumentos muito mais complexos do que um cronómetro e um apito. Queres saber quais são e fazer alguns, usando uma plataforma de força e um radar?
2016 é ano de Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Se participares neste projeto, vais perceber muitas coisas que as câmaras de televisão não mostram.
Esperamos por ti!