Matemática - 10.º ao 12.º

Realização: 5 a 9 de setembro de 2022

Candidaturas abertas aqui  e decorrerão até ao dia 10 de julho de 2022.


Vem celebrar a Matemática!

Na escola de verão de Matemática (EVMAT) os participantes vão ter uma primeira oportunidade de aprender temas de matemática não incluídos nos programas em vigor, ensinados de um ponto de vista de ensino (pré)-universitário. O objetivo é que desenvolvam gosto pela Matemática e a pratiquem através da resolução de problemas e de experimentação computacional.

Os temas são lecionados em minicursos especialmente preparados e adaptados aos seus conhecimentos, úteis para quem pretenda prosseguir estudos superiores em ciências exatas (matemática, física), engenharia, economia, ciências naturais (biologia), etc.

Os cursos previstos são os seguintes:

  • Geometrias não Euclidianas
  • Processamento de Imagem: A Matemática nos sistemas de visão computacional
  • Redes neuronais
  • Sistemas dinâmicos

Todos os detalhes podem ser vistos em https://matematica.fc.up.pt/ev2022/

 

Quem pode participar?

A Escola destina-se a alunos que no ano lectivo em curso (2021/22) frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário (10.º ao 12.º ano). O custo da inscrição é de 100 euros - inclui o programa científico e as refeições de 5 a 9 de setembro de 2022.

Este ano não existirá possibilidade de alojamento durante a realização da Escola de Matemática.

Para te inscreveres na EVMAT2022 deves apresentar a tua candidatura até 10 de julho de 2022. Durante a candidatura deverás anexar a digitalização da carta de recomendação redigida pelo teu professor de Matemática, cujo modelo pode ser descarregado neste local.

Departamento de Matemática e Centro de Matemática da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
https://matematica.fc.up.pt/ev2022/