Matemática - 10.º ao 12.º

Candidaturas abertas, a decorrer até ao dia 30 de Junho de 2016 (alargado até dia 10 de Julho)

Realização: 5 a 9 de Setembro de 2016

A Escola destina-se a alunos que no ano letivo em curso (2015/2016) frequentam o ensino secundário.
Para quem gosta de desafios, para quem quer saber mais, a Escola de Verão de Matemática oferece cursos, palestras e a oportunidade de desenvolver projetos de grupo sobre temas de Matemática e aplicações, que incluem:

  • linguagens de programação;
  • as simetrias dos desenhos de Escher;
  • como uma calculadora realmente não calcula raízes quadradas;
  • uma viagem pela geometria de um universo esférico;
  • o efeito borboleta, fractais e caos.

e ainda outros projetos em preparação...

Os participantes serão divididos em grupos e cada grupo é convidado a desenvolver um dos projetos propostos pela Escola. Em cada grupo promove-se então uma intensa e entusiástica discussão, dinamizada pelos professores e pelos monitores da Escola, para aprendizagem e pesquisa, execução experimental e computacional, com o objetivo de propor vários modelos e soluções para os desafios propostos. No último dia far-se-á uma sessão de posters ilustrando o trabalho desenvolvido em cada projeto.

Haverá ainda um programa social com várias atividades lúdicas e culturais, especialmente desenhado para criar um forte espírito de grupo que te permita dias inesquecíveis de convívio e bem-estar. Terás ainda oportunidade de ter um primeiro contacto com a Universidade.

O custo da inscrição é de 75 (setenta e cinco) euros - inclui o programa científico e as refeições de 5 a 9 de setembro de 2016. Caso necessites de alojamento, terá um custo adicional de 105 euros e inclui as refeições e um programa de lazer ao final do dia. No caso de não te ser possível pagar esta propina, tens possibilidade de pedir apoio financeiro. Deves por isso apresentar, um documento digitalizado emitido pelos SASE da respetiva escola que refira o escalão de apoio social em que te integras. Aceitam-se unicamente pedidos de bolsa de estudantes dos escalões A e B.

Para te inscreveres na EVMAT2016 deves apresentar a tua candidatura até 30 de junho de 2016. Durante a candidatura deverás anexar a digitalização da carta de recomendação redigida pelo teu professor de Matemática, cujo modelo pode ser descarregado neste local.

Nota: serão admitidos no máximo 50 participantes.

Departamento de Matemática e Centro de Matemática da Universidade do Porto
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
http://cmup.fc.up.pt/evmat/