Escola do Mar 2019 (> 14 anos)

As candidaturas abrirão aqui, a partir das 21h do dia 6 de maio de 2019, e decorrerão até ao dia 31 de maio de 2019.

Candidaturas abertas

A Escola do Mar, uma iniciativa integrada na Universidade Júnior, desenvolvida pela Universidade do Porto em parceria com a Escola Naval e com a Marinha Portuguesa, é um programa de educação para o Mar, ministrado a bordo de Navios da República Portuguesa (NRP Zarco e NRP Polar). Este programa tem como objetivo proporcionar uma abordagem ao treino do mar e a lecionação de conteúdos pedagógicos-científicos, permitindo-te tomar contacto com o mar, experimentar a vida de bordo, adquirir conhecimentos técnicos/científicos e de cultura geral sobre o mar. Tudo isto, em pleno espirito de equipa, prevalecendo a segurança coletiva e individual.
Nesta escola integrarás a guarnição do navio e participarás em todas as dinâmicas de bordo, nas fainas do navio, em palestras e instruções de carácter teórico e prático na preparação de refeições a bordo, etc.

Espreita aqui alguns momentos de edições passadas.

A navegação será assegurada por tripulação militar, com a colaboração dos participantes. O embarque/desembarque será em Lisboa.

Datas:
2 campanhas consecutivas com a duração de três dias e meio cada, com início previsto a 7 de julho e fim a 13 de julho de 2019.
Os candidatos selecionados serão convocados para preenchimento de uma das quatro campanhas, de acordo com a ordem de candidatura, até ao preenchimento de vagas de cada campanha.
A viagem até Lisboa é da responsabilidade de cada participante. Contudo, de acordo com o número de candidatos que vierem a ser selecionados, analisaremos posteriormente esta matéria.


Logística prevista:

1.º dia - jantar e dormida na Escola Naval
2.º dia - pequeno-almoço na Escola Naval, almoço, jantar e dormida a bordo
3.º dia - pequeno-almoço a bordo, almoço a bordo, jantar em terra por conta própria (recomendamos que cada aluno traga consigo 20 €)
4.º dia - pequeno-almoço a bordo, almoço na Escola Naval


Condições e procedimentos de candidatura:

A participação na Escola do Mar depende de uma candidatura realizada on-line, no site da Universidade Júnior, após autenticação na área privada e preenchimento dos elementos relativos ao encarregado de educação e ao participante. Neste processo o candidato deverá submeter um pequeno texto onde indique as principais razões/expectativas que o levam a candidatar-se ao programa.

Após seleção, a Escola do Mar pressupõe o pagamento de uma propina de 125 euros (inclui refeições, estadia a bordo, equipamento a bordo e seguro escolar), mediante a emissão de uma referência Multibanco que será enviada por email e terá uma validade de 5 (cinco) dias consecutivos.
Os candidatos devem, à data do embarque, ser maiores de 14 anos, saber nadar e ter robustez física, fisiológica e psíquica adequadas ao treino e ao período de embarque.
 

Seleção e seriação dos candidatos:
A. Análise das candidaturas

  • apenas serão considerados os candidatos que, à data de embarque, são maiores de 14 anos e frequentam, no máximo, o 12.º ano de escolaridade;
  • os candidatos serão seriados pelo ID da candidatura, de acordo com a data e hora de registo na plataforma eletrónica da Universidade Júnior, a partir de 6 de maio;
  • após submissão da candidatura o candidato tem 5 dias consecutivos, para poder verificar e aperfeiçoar a sua candidatura;
  • a análise das candidaturas submetidas e respetiva validação pelos serviços centrais iniciará a partir do dia 15 de maio;
  • após a validação (ou não) da candidatura pelos serviços centrais, o candidato fica impedido de realizar alterações posteriores à mesma.

B. Seriação
B1. Análise da data e hora de registo da candidatura

B2. Ordenação dos candidatos:
A lista dos candidatos selecionados será ordenada por ordem crescente de acordo com o item B1.

B3. Seleção e critérios de desempate:
Os candidatos serão selecionados atendendo à data/hora da candidatura e de acordo com os lugares disponíveis por sexo nas cobertas do navio.
No caso de empate, os critérios de desempate serão os seguintes, por esta ordem:

  • 1.º prioridade ao candidato que apresente idade superior;
  • 2.º texto de motivação.

C. Etapas após a submissão da candidatura
1. Todas as candidaturas submetidas ficam em modo "Aguarda validação pelos serviços centrais", sendo permitido ao candidato o seu aperfeiçoamento durante pelo menos três dias consecutivos.
2. A candidatura será considerada válida se à data do embarque o candidato respeita a idade mínima admitida e se constam todos os elementos solicitados no formulário. A partir deste momento não será permitida a edição da candidatura por parte do candidato.
3. A candidatura será considerada inválida se não respeita o ponto anterior. A partir deste momento não será permitida a edição da candidatura por parte do candidato.
4. Seriação apenas das candidaturas que foram consideradas válidas, atendendo à ordem de registo.
5. Seleção dos candidatos de acordo com o número de lugares disponíveis por sexo nas cobertas do navio.
6. Publicação dos resultados das candidaturas, com a indicação de "Selecionado", "Não selecionado", "Suplente" ou "Excluído".
7. Envio de referências MB, válidas por cinco dias consecutivos. Caso o pagamento não seja efetuado no prazo estipulado, o candidato passará para o fim da lista e a vaga transitará de imediato para o primeiro suplente (m/f).
8. Confirmação do pagamento no prazo de 24 a 48 horas.

Notas finais:
A candidatura à Escola do Mar é independente do programa geral. Assim, o candidato pode realizar a candidatura a este programa, mesmo que já tenha outra inscrição no programa geral, na mesma semana em que decorre a Escola do Mar.

Caso o candidato venha a ficar selecionado e tenha já outra inscrição no programa será possível, mediante contacto por e-mail, transferir o pagamento já efetuado entre programas.

Documentação

1. Normas de embarque, das quais deve ter perfeito conhecimento. [não aplicável na edição 2019 da Escola do Mar, que se realizará a bordo dos navios NRP Zarco e Polar]
2. Questionário médico para preenchimento posterior, caso seja selecionado.
3. Instruções para a candidatura.