Física - 10.º ao 12.º

Realização: 3 a 8 de Setembro de 2017

Criada em 2005, a Escola de Verão de Física introduziu uma nova maneira de fazer divulgação científica. Os melhores estudantes do secundário são desafiados a passar uma semana em trabalho intenso sob a supervisão de jovens investigadores.

Convidamos-te, por isso, a aprender connosco como se faz investigação em Física nos nossos dias. Nesta escola, vais desenvolver de raiz o teu projecto científico, passando pelas fases de aprendizagem e pesquisa, execução experimental e computacional, apresentação e discussão! Para tal, vais ser inserido num grupo de cinco estudantes com a orientação permanente de um investigador. Durante esta semana, vais também fazer mini-cursos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein e sobre as aplicações da Mecânica Quântica às Nanotecnologias, bem como participar num conjunto de palestras de divulgação científica.

É uma oportunidade única para dares largas à tua curiosidade e criatividade, aprofundando os temas mais fundamentais, desde a origem do universo, até às últimas novidades tecnológicas nas áreas das telecomunicações, das aplicações à medicina e das nanotecnologias.

Porquê a Física?

A Física é uma disciplina com uma maneira muito particular de pensar e de fazer; o mundo concreto da nossa experiência, do nosso quotidiano, da nossa tecnologia exprime-se através de leis e conceitos abstractos. Os Físicos exercem a sua actividade neste diálogo permanente entre a acção e o pensamento e criam por isso um abordagem muito particular aos problemas, que vão desde a investigação das leis fundamentais da natureza, até à criação e desenvolvimento de novas tecnologias, da electrónica à medicina.

Porquê esta Escola?

A escola proporciona uma experiência do que é ser Físico ou Engenheiro Físico. Os cursos avançados de Relatividade e Mecânica Quântica e Nanotecnologias estimulam a compreensão de conceitos novos e a reflexão crítica sobre nossa percepção (convencional) da realidade; os projectos colocam os estudantes perante problemas concretos, que precisam de perceber, que só conseguem resolver em equipa, e cuja solução tem de ser apresentada antes do final da Escola.

Para quem?

Estudantes do secundário, (com prioridade para o 11.º ano) com interesse pela Ciência. Em edições anteriores acolhemos estudantes de todo o país (Continente e Ilhas), dos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Macau e da Galiza. Este ano encorajamos a participação de estudantes das Comunidades Portuguesas do Estrangeiro.

Poderás consultar toda a informação acerca da Escola de Física, e também da física que se faz na Universidade do Porto, no sítio da escola: http://e-fisica.fc.up.pt.

Inscreve-te!