Química e Bioquímica - 10.º e 11.º

Candidaturas abertas, a decorrer até ao dia 4 de Junho de 2017.

Realização: 10 a 14 de Julho de 2017

A Química apresenta inegáveis desafios, pela importância que desempenha no nosso quotidiano, com um papel crucial na descoberta de novas formas de contribuir para o progresso e bem estar da humanidade, em áreas tão diversas como:

  • a produção de novos materiais;
  • o desenvolvimento de novos produtos na indústria farmacêutica;
  • a obtenção de soluções para problemas inerentes à qualidade do ambiente;
  • a intervenção nas energias renováveis;
  • a ciência dos alimentos (gastronomia molecular);
  • a implementação de procedimentos seguros em termos industriais;
  • o ambiente: desenvolvimento de tecnologias verdes.

Atualmente, os interesses da Química têm-se alargado para campos mais específicos na área da Biologia, destacando-se a presença da Bioquímica associada:

  • a estudos dos e para os seres vivos;
  • a aplicações à medicina e ao desenvolvimento farmacêutico;
  • à ciência e tecnologia dos alimentos ou em estudos de Fisiologia e Bioquímica, com o estabelecimento da relação entre a molécula e a sua função.

A Escola de Química e Bioquímica tem como objetivos proporcionar estágios no Departamento de Química e Bioquimica da Faculdade de Ciências do Porto, a estudantes do Ensino Secundário que, integrados numa equipa de investigação, participarão no desenvolvimento de um projeto de investigação. A escola permitirá, assim, sensibilizar para a relevância de áreas de Ciência com inegáveis desafios, proporcionando uma visão real acerca das atuais oportunidades em Química e Química Biológica, interligando conhecimentos determinandes do bem-estar e progresso da Sociedade.

Se frequentas o 10.º ou o 11.º ano, em 2016/2017 e tens curiosidade pelo desempenho da Ciência e da Tecnologia associada à inovação, candidata-te à Escola de Química e Bioquímica. Terás a possibilidade de adquirir ferramentas de descoberta, familiarização e aprendizagem, que te permitirão formular uma opinião mais bem fundamentada da Química e ajudar-te a descobrir o teu futuro!
Sob o lema "Química, a nossa vida, o nosso futuro", a Escola de Química e Bioquímica irá permitir realçar o seu papel essencial nas nossas vidas.
Junta-te a nós e usufrui de uma semana especial e, potencialmente, determinante para as tuas decisões académicas e profissionais.

 

Condições e procedimentos de candidatura:

A participação na Escola de Química e Bioquímica depende de uma candidatura e, após seleção, do pagamento de uma propina de 60 euros (inclui almoço, lanche, materiais didáticos e seguro escolar). A Escola pressupõe alojamento obrigatório para todos os estudantes seleccionados, recriando um ambiente de congresso científico, pelo que os estudantes selecionados que pretendam ficar em regime de alojamento deverão, acessoriamente, suportar o custo de 60 euros (incluindo alojamento, refeições e atividades suplementares). Os participantes estão cobertos por um seguro escolar. Quem demonstre ter necessidade de um auxílio económico e seja beneficiário de apoio social escolar (escalão A ou B do SASE) poderá candidatar-se a uma bolsa, atribuída pela Universidade do Porto. Os beneficiários de escalão A participarão gratuitamente (incluindo o alojamento), enquanto os beneficiários de escalão B usufruirão de um desconto de 50%.


Muito Importante:

- Não serão admitidos candidatos que já frequentaram a Escola de Química em edições anteriores;
- Apenas será admitido um candidato por cada escola secundária;

O estudante do 10.º ou 11.º ano que se pretenda candidatar à Escola de Química deve preencher on-line a sua candidatura através da plataforma disponível, redigir um texto de motivação e anexar uma carta de recomendação e o boletim de notas.

Documentação:

1. Digitalização da carta de recomendação do professor de Fisico-Química a qual deverá ser preenchida de acordo com o modelo disponível para download (modelo aqui).
2. Digitalização do boletim de notas do 2.º período do corrente ano letivo, carimbado pela escola que frequenta.