FAQs - Perguntas mais frequentes

A Universidade Júnior (U.Jr.) é um programa de cursos de Verão da Universidade do Porto, dirigido aos estudantes do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (tipicamente até ao 11.º ano).

Uma passagem pela U.Júnior permite conhecer alguns dos espaços da Universidade do Porto através do envolvimento em atividades lúdicas, mas simultaneamente desafiadoras e promotoras da reflexão e da aprendizagem, que envolvem prática laboratorial, trabalho de campo, visitas de estudo, trabalhos de grupo, grupos de discussão, etc.

Uma inscrição numa semana da U.Jr. 2023 custa 110 €, cobrindo este valor todo o material pedagógico, os transportes (no caso de saídas de campo ou visitas de estudo), um seguro escolar, o almoço – habitualmente nas cantinas da Universidade – e um lanche volante (no caso de saída de campo).

Aconselhamos os juniores a trazerem um pequeno ‘snack’ para a manhã. A inscrição nos programas quinzenais da Escola de Línguas duplica este valor (220 €).

O custo do alojamento, que inclui as atividades após a U.Jr. e todas as outras refeições (jantar e pequeno almoço) é de 130€ por semana, a que se deve acrescentar o valor da inscrição.

O programa geral decorre de 3 a 28 de julho. As escolas de introdução à investigação decorrem de 4 a 9 de setembro.

Programa geral:

As atividades do programa geral estão organizadas em programas semanais que funcionam fundamentalmente durante o mês de Julho e que estão organizados em subprogramas de acordo com o nível de escolaridade do estudante:

Experimenta no Verão > 5.º e 6.º anos
Oficinas de Verão e Oficinas Temáticas > 7.º e 8.º anos
Verão em Projeto > 9.º, 10.º e 11.º anos (ou conforme o ano mínimo exigido)
Escola de Línguas > do 5.º ao 11.º ano (ou conforme o ano mínimo exigido)

No caso dos programas Experimenta no Verão e Oficinas de Verão, cada dia é dedicado a uma atividade numa área científica específica, enquanto que no programa Verão em Projeto se explora o mesmo tema ao longo da semana, numa determinada faculdade ou parceiro pedagógico. As Oficinas Temáticas, que, como as Oficinas de Verão, são dedicadas aos alunos do 7.º e do 8.º anos de escolaridade, procuram relacionar duas áreas do conhecimento.

A Escola de Línguas é o único programa quinzenal (dez dias úteis) da U.Jr. Os ‘juniores’ são distribuídos por diferentes turmas, de acordo com os seus conhecimentos linguísticos e grupo etário. Algumas línguas exigem um ano de escolaridade mínimo.

O acesso ao programa geral faz-se por ordem de inscrição, estando condicionado às vagas existentes.

 

Escolas de introdução à investigação:

O acesso às escolas de introdução à investigação é efetuado só por candidatura, estando a seleção dependente dos bons resultados escolares do aluno, mas as condições de acesso variam de acordo com a escola pretendida.

Existem quatro escolas: Química e Bioquímica (que decorre em Julho) e Física, Matemática e Ciências da Vida e da Saúde (que decorrem no início de Setembro). Aqui, os estudantes são integrados em grupos de investigação ou seguem um programa de seminários e atividades práticas, devendo apresentar publicamente — nos congressos de encerramento destas escolas — os resultados do projeto em que trabalharam ao longo da semana.

Após a inscrição num programa é enviada por email uma referência Multibanco que poderá ser liquidada em qualquer terminal de pagamento no prazo de cinco dias (contados consecutivamente). Após o pagamento, é emitido um email de confirmação nas 24 a 48 horas seguintes (salvo indisponibilidade do terminal bancário). Não é necessário enviar o comprovativo, mas aconselhamos a guardá-lo como prova do pagamento. O não pagamento até ao final do prazo elimina a inscrição, ficando a vaga automaticamente disponível para outros interessados.

Caso residas no estrangeiro, após a inscrição envia-nos um email para te indicarmos o IBAN para o qual os teus pais deverão efetuar a transferência interbancária. Não te esqueças de que neste caso terás de nos enviar por email o comprovativo da transferência.

Não para inscrições de particulares. Apenas instituições municipais e de apoio social beneficiam de condições especiais estabelecidas protocolarmente.

Sim, está previsto um desconto para filhos de colaboradores que, no ato da inscrição, deverão indicar os elementos de identificação solicitados.

Para garantires a tua participação juntamente com os teus familiares e amigos, basta que combinem inscrever-se na mesma turma, respeitando o ano de escolaridade exigido. Não aceitamos inscrições de estudantes cujo ano de escolaridade corrente (2022/2023) não se enquadre no nível exigido por cada subprograma.

Para consultares as turmas tens de estar autenticado.

Sim. Com um único registo (utilizador e senha) pode-se adicionar vários encarregados de educação e vários estudantes.

Sim, podes, desde que escolhas programas diferentes em semanas diferentes. Não podes efetuar inscrições na mesma semana em várias atividades. Contudo, caso pretendas desistir de alguma inscrição podes fazê-lo antes de ser efetuado o pagamento, abrindo-te a possibilidade de escolheres outra atividade.

Nota que podes efetuar o número de inscrições que entenderes em listas de espera.

NOTA: Por motivos de segurança da base de dados, qualquer pedido de alteração de atividade já paga deverá ser comunicado por email, para [email protected]

As alterações são possíveis dependendo da situação. Verifica, de seguida, as condições em que isso é possível:

1. Registei os dados do meu encarregado de educação e os meus dados, mas ainda não escolhi uma atividade.
Enquanto não escolheres uma atividade, todos os dados podem ser editados.

2. Já fiz uma inscrição e já escolhi a atividade, mas quero alterar alguns elementos dos meus dados ou do meu encarregado de educação.
Podes editar todos os dados, exceto o teu ano de escolaridade em 2022/2023. Caso pretendas efetuar alguma correção neste campo por favor contacta-nos, colocando o teu problema por email.

3. Já fiz uma inscrição, mas quero desistir dela e os meus pais ainda não fizeram o pagamento.
Sim, podes desistir. Basta estares autenticado no site e de seguida cancelares a tua inscrição. Nota que esta operação é irreversível e que a tua vaga fica disponível para os estudantes que estejam inscritos em lista de espera nessa atividade.

4. Já fiz uma inscrição que entretanto foi paga, mas mudei de ideias e quero mudar para outra atividade da U.Júnior.
Após o pagamento, a mudança de atividade já não será possível. Para transferires o pagamento de uma atividade para outra, deverás contactar-nos por email.

Se estavas inscrito em lista de espera e conseguiste vaga, o site enviar-te-á, e aos teus pais, uma referência multibanco válida apenas por 3 dias. Deves, por isso, estar muito atento ao email e ao site para ires acompanhando a evolução das listas de espera e avaliares a possibilidade de conseguires vaga.

Nota importante: por semana, apenas são permitidas no máximo três opções em lista de espera.

Pode ocorrer o seguinte:

1. Estou inscrito apenas em lista(s) de espera.
Basta pedires aos teus pais para realizarem o pagamento dentro do prazo definido no email que recebeste. No prazo máximo de 24 a 48 horas receberás a confirmação do pagamento, concluindo o teu processo de inscrição.

2. Inscrevi-me numa atividade e já paguei. Entretanto, consegui outra vaga através de uma lista de espera. O que faço?
Caso pretendas desistir da primeira inscrição e transferir o pagamento para a nova atividade poderás fazê-lo. Autentica-te no site com login e senha e consulta as tuas inscrições. Depois, contacta-nos por email para [email protected] para procedermos à transferência do pagamento entre turmas.

Sim, podes. Caso fiques selecionado(a) deverás informar-nos qual das escolas pretendes frequentar.

Para desistires dos cursos de Verão deverás contactar-nos por email indicando os motivos da tua desistência. As desistências são possíveis de acordo com as seguintes condições:

15.1. Antes do fecho das inscrições na U.Jr. (dia 11 de Junho)

Após a apresentação e validação da justificação pela coordenação da U.Jr., deverá ser comunicado o IBAN para efetuar a respetiva devolução. Será emitido um recibo de restituição e, posteriormente, os serviços procederão à transferência bancária correspondente. Serão deduzidos 5 euros ao valor pago pela inscrição na U.Jr. (atividades + alojamento).
 

15.2. Após o fecho das inscrições e durante o mês de Julho

Após a apresentação e validação da justificação pela coordenação da U.Jr., poderão aplicar-se as seguintes situações (deverá ser comunicado o IBAN):

a) a vaga (inscrição + alojamento, caso aplicável) foi recuperada integralmente por outro estudante que se encontrava em lista de espera.
Será emitido um recibo de restituição e, posteriormente, os serviços procederão à transferência bancária correspondente. Serão deduzidos 5 euros ao valor pago.

b) a vaga na inscrição foi recuperada, mas não a do alojamento.
Será reembolsado o valor da inscrição, mas não do alojamento. Serão deduzidos 5 euros ao valor pago pela inscrição na U.Jr.

c) a vaga não foi recuperada.
Será reembolsado apenas 30% do valor da inscrição nas atividades. Não será feita a devolução do valor pago pela inscrição no programa de alojamento.

 

15.3. Permuta em caso de colocação numa Escola de Investigação
É possível a permuta do pagamento de uma inscrição para uma Escola de Investigação, sem penalização.

Nota: em todos os casos, as devoluções são processadas habitualmente a partir de setembro.

Será enviado por email, mais próximo do início das atividades:

1. Bilhete/crachá de identificação para imprimir e trazer no dia em que começarem as atividades.
2. Email informativo com detalhes de caráter logístico.