À descoberta das engenharias - 10.º ao 12.º

27 de Junho a 22 de Julho
Candidaturas abertas, a decorrer até 5 de Junho

Apresentar candidatura... (Candidaturas encerradas)
(disponível após autenticação no site)

Já pensaste que a engenharia está em toda a parte? Desde a comida que comemos, o automóvel em que nos deslocamos, o prédio em que vivemos, os medicamentos que tomamos, até aos momentos lúdicos nas redes sociais ou nos jogos de computador! A engenharia constrói e reconstrói a nossa realidade, ao mesmo tempo que procura minimizar o impacto negativo da atividade humana no meio ambiente.

O fascinante mundo da engenharia é maior do que aquilo que imaginas, e tu tens a oportunidade de o explorar e conhecer os seus segredos numa das maiores escolas de Engenharia da Península Ibérica.

Oferecemos-te uma semana repleta de atividades variadas, dinâmicas e divertidas, com passagem por laboratórios, experiências e demonstrações, assim como possíveis visitas à realidade do mercado de trabalho.

Embarca nesta aventura que começa na FEUP e vai até onde os teus sonhos te levarem…

O projeto conta com a colaboração de vários departamentos, com atividades dos seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Geoambiente, Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática e Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia Química e Bioengenharia.

 

Condições e procedimentos de candidatura

A participação neste programa depende de uma candidatura e, após seleção, do pagamento de uma propina de 75 euros (inclui almoço, lanche, materiais didáticos e seguro escolar). Os estudantes selecionados que pretendam ficar em regime de alojamento deverão, acessoriamente, suportar o custo de 105 euros (incluindo alojamento, refeições e atividades suplementares).

Documentos necessários para a candidatura
O estudante que esteja entre o 10.º e o 12.º ano que se pretenda candidatar a este programa deve preencher on-line a sua candidatura através da plataforma disponível, redigir um texto de motivação e anexar a digitalização do boletim de notas do 2.º período do corrente ano letivo, carimbado pela escola que frequenta.

A seleção e seriação dos candidatos será efetuada de acordo com os seguintes critérios:
A. Análise das candidaturas

  • apenas serão considerados os candidatos a frequentar o 10.º, 11.º ou 12.º anos.
  • serão selecionados os candidatos com melhor classificação para preencher as turmas, até ao limite máximo de 16 por turma, por semana.

B. Seriação
B1. Análise da classificação, calculada da seguinte forma:

0,50 x nota de Matemática A do 2.º período do corrente ano letivo + 0,50 x média geral obtida no 2.º período do corrente ano letivo

B2. Ordenação dos candidatos:
A lista dos candidatos selecionados será ordenada por ordem decrescente da classificação obtida em B1.

B3. Critérios de desempate:
No caso de se verificarem candidatos com igual classificação final, os critérios de desempate serão os seguintes, por esta ordem:

  • 1.º prioridade a aluno de 12.º ano;
  • 2.º texto de motivação.

Promotor: Faculdade de Engenharia, colaboração conjunta dos vários departamentos
Aberto aos seguintes anos: 10.º, 11.º e 12.º anos
Dimensão da turma: 16/semana

Semanas em atividade:
27 de Junho a 1 de Julho de 2016
4 a 8 de Julho de 2016
11 a 15 de Julho de 2016
18 a 22 de Julho de 2016