A presente atividade pretende ser uma clara alusão ao aforismo do Patrono do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), instituição de onde é coordenada.
A atividade intelectual de que dizia se ocupar unicamente não se cingiu una e exclusivamente ao Professor Doutor Abel Salazar Médico, Cientista e Professor paradigmático do conhecimento científico e do astuto sentido crítico. O seu legado superou as barreiras da sua formação de base, tornando-se uma das personalidades mais intrincadas de Portugal, notadamente como artista plástico, crítico de arte, prosador e pensador. Nesta abordagem, esta atividade visa estimular e desenvolver a consciência crítica dos participantes face ao conhecimento médico estabelecido na Sociedade. Para tanto, a relação entre a Medicina e a Arte nas suas diversas vertentes (Literatura, Pintura e Escultura, Música, Cinema e Teatro) bem como a perspetiva intelectual da Medicina com a sua perspetiva humana e relação com Exército, Religião, Vinho e Gastronomia, serão abordados.
Estando o ICBAS situado no centro histórico da magnífica Cidade do Porto, cidade de excecional valor Património Cultural, os participantes terão ainda a oportunidade de visitar locais emblemáticos da Cidade do Porto alusivos às temáticas acima apresentadas, sem nunca descurar a sua relação com a Medicina.
Promotor: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Departamento: Microscopia
Professor proponente/investigador: Rosália Sá, Mário Sousa
Colaboradores: Hospital das Forças Armadas Polo do Porto, Casa Museu Abel Salazar, Museu Nacional Soares dos Reis
Monitores: Sara Daniela Buxcel Gonçalves, Vitória Dornela Ferreira Silva
Ano mínimo exigido: 9.º
Dimensão da turma: 18
Semanas em atividade: