Fechado a 7 artes

Na História, são vários os segredos guardados a 7 chaves, mas... E se o tesouro estivesse ao alcance da tua criatividade? Embarca connosco nesta aventura, viaja pelas 7 artes, resolve enigmas e alcança as diversas pistas para conseguires alcançar o tesouro escondido. Estarás preparado para esta aventura? Junta-te a nós e coloca a tua criatividade à prova.

Toda a atividade gira em torno da ideia de uma caça ao tesouro, cujo baú só abrirá quando os alunos concluírem as sete etapas referentes às 7 Artes (chaves). O objetivo é ensinar a História de outro prisma, deixando um pouco de lado a narrativa associada meramente aos documentos escritos, colocando a tónica na arte e no modo como esta se interliga com a História. Mais do que aprenderem factos sobre a História de Portugal e da própria cidade do Porto, os alunos irão “aprender fazendo”, construindo uma narrativa de momentos específicos da História através das diferentes artes. Deste modo, além de fomentar o espírito criativo, o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências práticas e motoras, os alunos poderão ver uma História feita de cor, imagens e som, desconstruindo a ideia de que a História é apenas um passado longínquo e cuja representação figurativa parece distante.

Finda a caça ao tesouro, o interior do baú revela uma frase: “O passado não é feito para se viver nele; é um poço de conclusões do qual saímos com vista ao agir.” (Berger, 2018, p. 21). Esta citação de John Berger servirá de mote a um momento de debate de ideias que será realizado como conclusão da atividade. Sentados em círculo no jardim da faculdade será realizada uma conversa sobre a importância da História na formação e no crescimento individual e societal de cada um. O objetivo é levar os alunos a compreenderem a importância de conhecermos o nosso passado na tentativa de lhes incutir o gosto pela disciplina.

Promotor: Faculdade de Letras

Departamento: História e de Estudos Políticos e Internacionais

Professor proponente/investigador: Cláudia Pinto Ribeiro

Ano mínimo exigido: 7.º

Semanas em atividade:

  • 01 a 05 de julho de 2024
  • 08 a 12 de julho de 2024
  • 15 a 19 de julho de 2024
  • 22 a 26 de Julho de 2024
Voltar