Ciência, Saúde e Arte na Misericórdia do Porto

Vem conhecer uma das instituições mais antigas da cidade do Porto – a Misericórdia do Porto, numa viagem no tempo que vai recuar até ao ano de 1499.

Convidamos-te a explorar o MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto, no qual poderás descobrir um pouco sobre a história da Misericórdia e da cidade, através da ação de figuras relevantes como o Rei D. Pedro IV ou o arquitecto Nicolau Nasoni. Neste Museu podes contemplar uma obra-prima da pintura flamenga – o Fons Vitae. Sabias que esta peça é admirada por pessoas dos quatro cantos do mundo?
Como se restaura uma pintura? Se não sabes, desafiamos-te a participar no trabalho desenvolvido pelo Ateliê de Conservação do MMIPO, onde poderás experimentar algumas fases do processo de restauro de uma pintura.

A viagem que te propomos não termina aqui! Na Casa da Prelada vestirás a pele de um arquivista no Arquivo Histórico da Misericórdia e, nos seus jardins, serás desafiado a percorrer um dos maiores labirintos da Península Ibérica.
Na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, junto ao jardim de S. Lázaro, vais conhecer uma pequena jóia do barroco portuense e percorrer, através de um peddy-paper, a zona que envolve este edifício.

Por último, desafiamos-te a explorar o centenário Hospital Conde de Ferreira, com atividades em torno do jardim e de outros espaços do hospital como o panótico (o pavilhão dos furiosos) e a biblioteca.

Promotor: Museu da Misericórdia do Porto – Santa Casa da Misericórdia do Porto

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto

Semanas em atividade:

  • 10 a 14 de Julho de 2017
Voltar