Andaime vocacional - 5.º ao 11.º

Sabias que é importante começares a preparar(-te para) as tuas escolhas vocacionais o mais cedo possível no teu percurso?
Sabias que, mesmo já sendo aluno do ensino secundário, tens ainda muito a explorar sobre as formações e as profissões que existem para ti?
E sobre o que ter em conta nessas escolhas? Será que já sabes o suficiente sobre o que é preciso para teres satisfação e sucesso no que escolheres estudar ou fazer profissionalmente? 

A estas questões não podemos nem queremos responder por ti. Só TU terás noção de quanto te sentes seguro/a para fazer as tuas próprias opções em relação ao lugar que, no futuro, queres para ti no mundo do trabalho.

E tu perguntas: "Então que fazem vocês, psicólogos/as?"
Nós? Nós acreditamos que o futuro profissional é como um edifício em (re)construção: precisa de bases, alicerces sólidos e, à medida que se ergue, é necessário colocar andaimes para, andar após andar, se chegar com segurança até cima. 

E tu perguntas: "E quando é que o prédio fica pronto?". Quando? Depende do numero de pisos, de frentes, de apartamentos e de assoalhadas que TU queiras que ele tenha. Mas mesmo depois de pronto, pode ser necessário repor os andaimes para qualquer outra obra de ampliação e/ou de melhoria que TU aches necessária."   

E tu voltas a perguntar: "Então e vocês, psicólogos/as?!" 

Nós? Nós gostaríamos muito de ser o andaime das tuas escolhas vocacionais futuras, qualquer que seja a etapa em que te encontres do projeto que estás construir.
Então, e tu? Queres escalar o andaime vocacional connosco?
 

O plano de atividades deste projeto prevê a possibilidade de:
(1) participação, em contexto de sala, em atividades lúdicas tendentes à exploração de variáveis críticas de desenvolvimento vocacional tais como valores, interesses, competências e outras dimensões da identidade pessoal;
(2) pesquisa orientada de informação on-line com vista à caracterização multidimensional das oportunidades disponíveis na estrutura social de formações e de profissões,
(3) realização de exercícios de atribuição de significado às informações recolhidas em (2) no quadro das dimensões pessoais exploradas em (1);
(4) deslocação e exploração direta da oferta formativa de diversas Unidades Orgânicas da Universidade do Porto (sob mediação das respetivas Associações de Estudantes);
(5) contacto e entrevista, em situação de painel, a profissionais em exercício, representativos dos principais domínios de interesse dos jovens (atividade planeada em colaboração com a Cidade das Profissões).

 

Local de receção: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, todos os dias, pelas 8h45.

Programas disponíveis:

Promotor: Faculdade de Psicologia
Professor proponente: Inês Nascimento
Aberto aos seguintes anos: 5.º ao 11.º
Dimensão da turma: 12/turma
Turma 1: 5.º ao 8.º
Turma 2: 9.º ao 11.º

Semanas em atividade:
27 de Junho a 1 de Julho de 2016
4 a 8 de Julho de 2016