Ano Letivo 2020/2021

A Universidade Júnior continua a pensar em ti e na oportunidade de, em grupos pequenos, teres uma experiência na Universidade do Porto. Biologia, Geologia, Física, Robótica, Engenharia, Ilustração Científica, ... são várias as novidades que temos para ti!

Vai consultando esta secção para mais informações.

Programas Educativos, 2020/2021

Os programas da Universidade Júnior destinam-se a diversas faixas etárias e, em alguns casos, também famílias.

Realização: consultar abaixo a lista dos programas disponíveis.

Nota importante: por razões de segurança, o uso de máscara é obrigatório, poderá ser realizada a medição da temperatura à entrada e serão cumpridas todas as recomendações em matéria de higienização e distanciamento social. Sempre que aplicável, as refeições (almoço e lanches) são da responsabilidade dos participantes. Caso a atividade decorra durante todo o dia, os participantes deverão trazer almoço e lanche para fazer piquenique.

Programas Educativos, 2020/2021

17, 24 e 31 de outubro (manhã)

E se te dissessem que podes explorar os mistérios das profundezas do oceano no topo de uma montanha?
Vem daí e junta-te a nós nesta aventura de simular montanhas, moldar fósseis e conhecer os misteriosos animais das profundezas oceânicas, que evoluíram ao longo de milhões de anos no planeta Terra.

Teremos atividades práticas e com hologramas que te ocuparam durante 3h divertidas a ouvir e aprender sobre ciência.
Traz contigo espírito criativo e boa disposição.

Deixa-te contagiar pelo fantástico mundo científico.

Docente proponente: Clara Vasconcelos
Monitores: Rita Rocha e Tiago Ribeiro
Dimensão da turma: 10 alunos

Custo de inscrição: 15 €/manhã

31 out., 7, 14 e 21 nov. (manhã)

“Sábado nas Ciências” é um projeto de desenvolvimento de capacidades científicas, tecnológicas e de programação para crianças e adolescentes. Neste projeto a cada sábado temos diferentes atividades para cultivar nas crianças e adolescentes o gosto pela ciência, tecnologia e programação.

Cada sábado será dedicado a uma atividade diferente:

31 de outubro - Cria teu primeiro videojogo
Se és um fã de videojogos vais descobrir que criar o teu próprio jogo não é tão complexo quanto imaginas! Neste sábado nas ciências irás conhecer o Scratch, uma plataforma interativa onde irás poder soltar a imaginação e criar teu primeiro videojogo.

7 de novembro - Ozobot: um robôt que tu podes programar
Este sábado nas ciências é para ti que amas robôts! Vamos conhecer um robôt seguidor de linhas programável e com a programação vamos resolver desafios e participar numa corrida de robôs.

14 de novembro - Constrói e destrói uma ponte
Gostas de contruir coisas? Queres perceber tudo que é preciso para construir uma ponte e ainda testar ao máximo a resistência da tua construção? Então este sábado nas ciências é para ti!

21 de novembro - Constrói e destrói uma ponte
Já imaginaste poder controlar quando vais abrir portas ou janelas? Ou mesmo como controlar que luzes queres acender ou apagar? Neste sábado nas ciências irás conhecer o microcontrolador Arduino e o software Scratch para Arduino para saberes controlar luzes e motores. É mais fácil do que imaginas!

Docente proponente: Paulo Simeão
Monitores: Mariana Balaton e Adeeb Sidani

Custo de inscrição: 15 €/manhã

segundas ou quartas (18h às 20h)

“Tardes nas Ciências” é um projeto de iniciação à ciência, tecnologia e programação para crianças e adolescentes. Ao longo de 4 encontros semanais de 2 horas cada, os alunos vão aprender e desenvolver habilidades através da programação de robôs (Ozobots), construção de protótipos STEM microcontrolados e de estruturas, como pontes e túneis. O objetivo deste projeto é preparar os jovens para o uso dos conhecimentos tecnológicos e científicos na criação de novas ideias em simbiose com a programação de robôs, aumentando as suas competências nas áreas STEM e motivando o seu interesse pelas ciências puras e aplicadas.

Docente proponente: Paulo Simeão
Monitores: Mariana Balaton e Adeeb Sidani
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 6 participantes

Pack 2.ª feiras: 26 out. e 2, 9 e 16 nov.
Pack 4.ª feiras: 28 out. e 4, 11 e 18 nov.

Custo de inscrição: 30 €/pack

quintas ou sextas (18h30 às 20h30)

Nem sempre reparamos na quantidade de objetos, equipamentos e (infra)estruturas que nos rodeiam, que utilizamos e dos quais dependemos 24 horas por dia. São disso exemplo: casas, estradas, automóveis, comboios, aviões, painéis solares, torneiras, talheres, telemóveis, computadores, garrafas, latas, roupa, despertadores, cabos elétricos, equipamentos médicos, etc.

Já te questionaste com que materiais tudo isto é feito? E qual a proveniência desses materiais?

Da crusta terrestre, claro. A maioria estão perto da superfície, outros a grandes profundidades. É a Engenharia de Minas que trata de encontrar, extrair e tratar, tudo aquilo de que “tudo” é feito. No entanto não, não é o que estão a pensar. As minas não são como nos filmes antigos. Não são buracos escuros, estreitos e perigosos onde homenzinhos sujos retiram, com picaretas e pás, “pedras” à luz da vela.

Local: Faculdade de Engenharia - Departamento de Engenharia de Minas
Docente proponente: João Santos Baptista
Monitores: Adeeb Sidani e Mariana Balaton
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 6 participantes

Pack 5.ª feiras: 29 out. e 5, 12 e 19 nov.
Pack 6.ª feiras: 30 out. e 6, 13 e 20 nov.

Ponto de encontro: junto à entrada principal da FEUP
Custo de inscrição: 30 €/pack