Verão 2021


A pensar em ti e neste período de férias, a Universidade Júnior preparou-te um conjunto de atividades, sobretudo de ar livre. Ao longo de um dia inteiro, ou durante uma parte do dia, são muitas as novidades que te esperam este Verão! Artes, Ciências, Desporto, Astronomia, são alguns dos temas...

Vai consultando esta secção para mais informações.



Informações e Inscrições

Atividades de Verão, 2021


Os programas de férias de Verão da Universidade Júnior destinam-se a diversas faixas etárias e em alguns casos também famílias. São muito diversas as atividades que preparámos, sobretudo de ar livre, cujos temas abordados focam-se nas Ciências, Artes, Ambiente, Botânica, Biologia, Geologia, Química, Astronomia, entre muitas outras ações reflexivas, lúdicas e criativas.

Atividades para os mais velhos:
Consultar abaixo a lista dos programas disponíveis.

 

Atividades para os mais novos:
As atividades para os mais novos foram construídas numa base diária ou semanal, utilizam jogos, atividades de teatro, construção de narrativas, observação e investigação. Todas as ações serão orientadas por monitores.

Realização:

  • 3 a 7 de agosto – atividades diárias - Instituto Geofísico da U.Porto
  • 10 a 14 de agosto – atividades diárias + Oficina de Teatro - Instituto Pernambuco Porto
  • 17 a 21 de agosto – atividades diárias - Casa das Artes
  • 24 a 28 de agosto – atividades diárias - Casa das Artes

 

Nota importante: por razões de segurança, as refeições (almoço e lanches) são da responsabilidade dos participantes. Caso a atividade decorra durante todo o dia, os participantes deverão trazer almoço e lanche para fazer piquenique.

Pagamento:
Após a inscrição receberá uma referência multibanco para o pagamento da mesma; não é necessário enviar comprovativo.

Organização:
Universidade Júnior

Parceiros:
Instituto Pernambuco Porto, Casa das Artes, Instituto Geofísico da Universidade do Porto, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, Planetário do Porto.

Última atualização: 20 de julho de 2021

Clique aqui para efetuar a inscrição

Programa

Atividades de Verão, 2021


Atividade Semanal


Quem não gosta de praia? Muita gente!!! Há pessoas que nem conhecem a praia ou que nunca viram o mar. Também há poetas que gostam tanto, tanto, tanto do mar que lhe dedicaram lindos poemas. Nesta oficina vamos falar sobre o que pensamos do mar e com as impressões e as histórias de cada um vamos construir o nosso exercício teatral. Vamos também criar os figurinos, o cenário e tudo mais que nos apeteça. Depois é só convidar os nossos familiares para assistir.


Objetivos da atividade:

- Conhecer a obra poética de Marly de Oliveira, brasileira e conhecedora da cultura portuguesa, país onde viveu, na cidade do Porto, durande alguns anos.
- Usar as qualidades inerentes à linguagem teatral para apreender competências pessoais, sociais e culturais.
- Desenvolver o espírito de observação, a capacidade de iniciativa e o poder de expressão.
- Através da leitura e reflexão da obra O Mar de Permeio de Marly de Oliveira construir um texto final a ser encenado e apresentado aos pais no último dia de oficina.

Monitores: Odete Mosso (coord.), Sofia Ferreira
Faixa etária: 6 aos 12 anos
Dimensão da turma: 16 alunos/semana
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 6 participantes

Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Local: Instituto Pernambuco Porto
Ponto de encontro: Instituto Pernambuco Porto, Rua das Estrelas 4150, 4150-762 Porto (edifício em frente ao Teatro do Campo Alegre)
Custo de inscrição: 80 € (seguro e materiais incluídos)


Atividades Diárias | 2 a 6 de agosto


  • 2 - Nome de código: IGUP
  • 3 - Desenhos da Cidade
  • 4 - P5: Pontes do Porto, de pau, de pedra, e de... plástico?
  • 5 - Uma viagem no tempo!
  • 6 - O rei do castelo

Monitores: Adriana Silva, Joana Biscaia, Odete Mosso, Pedro Silva, Sofia Ferreira e Vítor Silva (coord.)
Faixa etária: 6 aos 12 anos
Dimensão da turma: 16 alunos/dia
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 5 participantes

Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Local: Instituto Geofísico da Universidade do Porto
Custo de inscrição: 20 €/dia ou 80 €/cinco dias (seguro e materiais incluídos)


Mais informação do programa

Atividades Diárias | 9 a 13 de agosto


  • 9 - À descoberta de Pernambuco
  • 10 - O mapa do tesouro
  • 11 - Pequeno Herbário / Grandes descobertas
  • 12 - A geometria no origami
  • 13 - Um perfume de flores!

Monitores: Adriana Silva, Joana Biscaia, Odete Mosso, Pedro Silva, Sofia Ferreira e Vítor Silva (coord.)
Faixa etária: 6 aos 12 anos
Dimensão da turma: 16 alunos/dia
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 5 participantes

Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Local: Instituto Pernambuco Porto
Custo de inscrição: 20 €/dia ou 80 €/cinco dias (seguro e materiais incluídos)


Mais informação do programa

Atividades Diárias | 16 a 20 de agosto


  • 16 - O teatrinho do Lagarto
  • 17 - Pintura botânica
  • 18 - Batalha naval
  • 19 - E se o teu retrato fosse o que tu comes?!
  • 20 - Caderno de texturas

Monitores: Adriana Silva, Joana Biscaia, Magda Rego, Odete Mosso, Pedro Silva, Sofia Ferreira e Vitor Silva (coord.)
Faixa etária: 6 aos 12 anos
Dimensão da turma: 16 alunos/dia
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 5 participantes

Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Local: Casa das Artes
Custo de inscrição: 20 €/dia ou 80 €/cinco dias (seguro e materiais incluídos)


Mais informação do programa

Atividades Diárias | 23 a 27 de agosto


  • 23 - Um dedo sempre à mão
  • 24 - Curiosidades (científicas) dos materiais que usas todos os dias
  • 25 - A biblioteca de Alexandria
  • 26 - A Terra, as Extinções e o Ambiente
  • 27 - Escola de detetives!

Monitores: Adriana Silva, Joana Biscaia, Magda Rego, Odete Mosso, Pedro Silva, Sofia Ferreira e Vitor Silva (coord.)
Faixa etária: 6 aos 12 anos
Dimensão da turma: 16 alunos/dia
Obs.: a atividade apenas se realizará com um número mínimo de 5 participantes

Horário: 9h30 às 17h30 (check-in a partir das 9h)
Local: Casa das Artes
Custo de inscrição: 20 €/dia ou 80 €/cinco dias (seguro e materiais incluídos)


Mais informação do programa

16 a 20 ou 23 a 27 Ago - 1 semana (secundário)


A Física é uma ciência experimental. A experimentação e em geral as atividades práticas, são um procedimento essencial na sua aprendizagem. O estudo da Física e dos fenómenos é muito divertido quando se trabalha em projeto. Neste, partimos de um problema ou questão inicial e procuramos explorar os materiais e equipamento científico, de modo a obtermos resultados, conclusões ou até mesmo um produto final! E tudo isto partilhando e discutindo as tuas ideias com os teus colegas de grupo!

Neste projeto vamos abordar as atividades experimentais obrigatórias do 10º ano – componente de Física. Estas atividades são essenciais para que adquiras competências práticas e científicas, que te ajudem a melhor entender os conceitos físicos e os fenómenos naturais. Nestas atividades, partirás de uma questão problemática para a qual irás encontrar uma resposta. Usarás o método científico, o raciocínio crítico e explorarás todo o equipamento científico necessário para a realização das atividades experimentais. No final, será promovida uma discussão doso resultados obtidos, enquadrando-os num referencial conceptual que te ajudará a melhor relacionar a prática e a teoria.

Muito importante: O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, entendo.

Promotor: Faculdade de Ciências
Departamento: Física e Astronomia
Proponentes: Paulo Simeão Carvalho
Monitor: Natália Machado e Léo Rodrigues Santos
Faixa etária: 10.º ao 12.º ano (secundário)
Dimensão da turma: 12 alunos

Horário: 9h30 às 17h30
Local: Faculdade de Ciências - Departamento de Física e Astronomia
Ponto de encontro: junto à cantina da FCUP
Custo de inscrição: 80 €/semana
Realização: 16 a 20 ou 23 a 27 de agosto


2 a 6 ou 9 a 13 Ago - 1 semana (secundário)


A Física é uma ciência experimental. A experimentação e em geral as atividades práticas, são um procedimento essencial na sua aprendizagem. O estudo da Física e dos fenómenos é muito divertido quando se trabalha em projeto. Neste, partimos de um problema ou questão inicial e procuramos explorar os materiais e equipamento científico, de modo a obtermos resultados, conclusões ou até mesmo um produto final! E tudo isto partilhando e discutindo as tuas ideias com os teus colegas de grupo!

Neste projeto vamos abordar as atividades experimentais obrigatórias do 11º ano – componente de Física. Estas atividades são essenciais para que adquiras competências práticas e científicas, que te ajudem a melhor entender os conceitos físicos e os fenómenos naturais. Nestas atividades, partirás de uma questão problemática para a qual irás encontrar uma resposta. Usarás o método científico, o raciocínio crítico e explorarás todo o equipamento científico necessário para a realização das atividades experimentais. No final, será promovida uma discussão doso resultados obtidos, enquadrando-os num referencial conceptual que te ajudará a melhor relacionar a prática e a teoria.

Muito importante: O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, entendo.

Promotor: Faculdade de Ciências
Departamento: Física e Astronomia
Proponentes: Paulo Simeão Carvalho
Monitor: Natália Machado e Beatriz Rocha
Faixa etária: 10.º ao 12.º ano (secundário)
Dimensão da turma: 12 alunos

Horário: 9h30 às 17h30
Local: Faculdade de Ciências - Departamento de Física e Astronomia
Ponto de encontro: junto à cantina da FCUP
Custo de inscrição: 80 €/semana
Realização: 2 a 6 ou 9 a 13 de agosto


2, 24, 26 e 30 de agosto, 1 e 2 de setembro (um dia) | 2.º ciclo


Certamente já ouviste dizer que “as aparências iludem” …. Será que isto se aplica à sociedade portuguesa? Será que sempre foi assim? O rei era mesmo o mais poderoso do reino? Será que só os nobres se envolviam em combates ferozes e guerras cruéis? Só o povo trabalhava na terra?

Ohh… tens tanto para descobrir!

Embarca nesta viagem no Tempo e ruma aos mistérios escondidos na nossa Sociedade. Em busca deste tesouro, desafiamos-te a conhecer o outro lado da moeda…. E a participar em jogos épicos que colocam os teus conhecimentos à prova.

Prepara-te para a aventura!

Promotor: Faculdade de Letras
Departamento: História e Estudos Políticos e Internacionais
Proponentes: Inês Amorim
Monitor: Ana Lopes e Joana Moreira
Faixa etária: 5.º e 6.º anos (2.º ciclo)
Dimensão da turma: 16 alunos

Horário: 9h30 às 17h30
Local: Faculdade de Letras
Ponto de encontro: jardins exteriores
Custo de inscrição: 20 €/dia
Realização: 2, 24, 26 e 30 de agosto, 1 e 2 de setembro


3, 5, 6, 10, 12 e 13 de agosto (15h às 17h)


Nas férias a Ciência não vai de férias! O Centro Ciência Viva de Vila do Conde abre as portas aos pequenos exploradores e convidamos os mais curiosos a descobrirem o mundo ao seu redor através de seis oficinas de ciência de diferentes áreas. São mesmo oficinas Hands-on onde podem construir foguetões, aviões, helicópteros e equilibristas que balançam, mas não caem. Não ficamos por aqui! Desafiamos, ainda, os exploradores de verão a construir modelos de animais para prever os dias de chuva/sol e ficarem a saber como funciona o nosso sistema imunitário, através da construção do jogo “Sempre Alerta”.
Levem a Ciência na bagagem e façam férias com Ciência! Aceitam o desafio?

O programa da atividade “Férias com Ciência 2021” é composto por seis Oficinas de Ciência distribuídas por diferentes dias da semana (3ª, 5ª e 6ª feiras) e decorrem entre as 15h00 e as 17h00. A receção dos participantes ocorre entre as 14h45 e as 15h00, no Centro Ciência Viva de Vila do Conde. Os diferentes modelos elaborados e construídos ficam na posse dos participantes.

Promotor: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Professora proponente: Ana Cachide (Centro Ciência Viva de Vila do Conde)
Monitoras: Ana Caseiro e Rita Miranda (Centro Ciência Viva de Vila do Conde)
Público-alvo: crianças (6 a 12 anos)
N.º máximo de participantes: 8/Oficina de Ciência
Duração: 2h

Datas e Sinopse das Oficinas de Ciências:

3 de agosto | Sempre Alerta
As vacinas são ferramentas, seguras e eficazes, que protegem as pessoas de contrair doenças infeciosas através do estímulo da produção das nossas defesas, os anticorpos. As vacinas ajudam também a impedir a transmissão destas doenças na comunidade, representando por isso uma das conquistas mais significativas para a saúde pública. Os agentes patogénicos, como os vírus e bactérias, desencadeiam uma resposta específica no nosso sistema imunitário, que culmina na produção de anticorpos que apoiam a eliminação do agente infecioso. Nesta atividade pretende-se dar a conhecer aos participantes o nosso sistema imunitário e a importância das vacinas, construindo um jogo com anticorpos e antigénios. Os participantes irão ainda, através de uma experiência simples, perceber como atuam os anticorpos na presença de um antigénio.

5 de agosto | Faça chuva ou faça sol
De todas as ciências, a meteorologia talvez seja a mais próxima do nosso quotidiano. Antes de viajar é sempre bom “espreitar” a previsão do tempo. Desde a Antiguidade o homem tenta entender os fenómenos climáticos e, desde cedo, tenta fazer previsões meteorológicas. De uma forma rudimentar, algumas “previsões” podem ser feitas, por exemplo, usando o famoso “galinho do tempo”, que é um típico “souvenir” de Portugal, fabricado com revestimento de cloreto de cobalto. Nesta atividade, utilizamos esta técnica popular para produzir modelos de animais que mudam de cor e servem para registar as variações do clima no momento, indicando se o tempo ficará chuvoso ou se o dia permanecerá seco e sem previsões de chuvas.

6 de agosto | O meu foguetão
A NASA usa foguetões para lançar satélites e astronautas para o espaço. A Estação Espacial Internacional (ISS) está em órbita à volta da Terra há 20 anos a uma altitude de aproximadamente 400 quilómetros. Esta oficina é uma excelente oportunidade para os participantes praticarem o processo de design de engenharia. Constroem um modelo de foguetão, testam lançamentos e são desafiados a modificar o design para observar como as mudanças afetam o seu desempenho. Ficam a conhecer melhor as Leis da Física que explicam o funcionamento dos foguetões e levam para casa o modelo que construíram.

10 de agosto | Aviões ao alvo
O avião é um meio de transporte eficiente e, estatisticamente, o mais seguro do mundo! Nesta atividade, vamos explorar como funciona um avião e perceber que as asas são a peça fundamental. São elas as responsáveis por manter o avião a voar e por o fazer subir, descer e virar no ar. Fazendo a analogia entre aves e aviões, os participantes são desafiados a construir, em papel, modelos de aviões, que depois testam, verificam e otimizam o seu desempenho. Qual o modelo de avião que tem melhor desempenho? A aeronáutica é uma profissão em expansão! Queres ser um construtor de aviões? Entra nesta aventura e testa a melhor forma para o manter mais tempo no ar! Ficas a conhecer Leis da Física que explicam o funcionamento dos foguetões e levas para casa os modelos construídos.

12 de agosto | Helicóptero
Já viste um helicóptero descolar ou aterrar? Uma das primeiras coisas em que reparamos é no barulho dos motores. São muito mais barulhentos (e muito mais potentes) do que os motores de um carro. Contudo, estes motores, não são a chave para fazer um helicóptero voar. As aves e alguns insetos não têm motores e conseguem voar, os planadores também não têm motores e conseguem voar… as hélices são a peça fundamental do helicóptero. Nesta Oficina, os participantes identificam as várias partes que compõem estes aparelhos, constroem um modelo com lançador, ficam a saber o princípio básico do seu funcionamento e a ciência por trás do seu voo.

13 de agosto | Equilibristas
Por que usa o trapezista uma vara quando caminha sobre uma corda esticada? Por que dobra o surfista as pernas na prancha? Por que nunca se deita o sempre-em-pé? Há carros mais seguros que outros? Dependendo das situações, o que pode ser necessário fazer para mantermos o equilíbrio e não cair? Estas são algumas das perguntas a que esta Oficina de Ciência pretende dar resposta, através da construção de equilibristas que cada participante leva para casa.