Verão 2022

Oficina 4 (22 a 26 ago) - Casa das Artes


Jardim de ilusões e miragens

22 de agosto (2.ª f)

“Aquilo que viu deixou Isabel imóvel, muda, com a boca aberta, com os olhos esbugalhados e as mãos erguidas e abertas no ar. Durante alguns momentos o seu espanto foi tão grande que nem podia mexer, nem podia pensar no que via. Depois, devagar, esfregou os olhos. Abriu-os muito e murmurou:

– Estou a sonhar!”

in A floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Gostarias de saber que espécie de sensações podias sentir se te tornasses anão do tamanho de um pedaço de vidro e viajasses num caleidoscópio? E se de repente, estivesses dentro de um palco giratório?
Durante este dia, vais poder construir um caleidoscópio e um taumatrópio e experimentar sensações de ilusão ótica.

Texturas p’ra mangas

23 de agosto (3.ª f)

Já pensaste na quantidade de texturas que compõem o mundo? Em como é suave a pétala da flor, mas rugoso o tronco da árvore. Em como é liso um lado da folha que caí da árvore e o outro áspero. Como o ferro é uniforme e a madeira repleta de vincos. Há um mundo inteiro de texturas para descobrires e recordares. E ainda mais, há todo um universo de criações que delas podem derivar. Vem construir a tua obra pictórica à base de texturas enquanto exploras tudo o que o ambiente que te rodeia tem para oferecer.

Vamos conhecer os nossos vizinhos. 3…2…1… Descolar!

24 de agosto (4.ª f)

Como já sabes, a Terra não está sozinha. Com os pés na terra e o olhar “voando” para as estrelas, é-nos difícil perceber que o nosso planeta não é mais do que um dos inúmeros corpos celestes que formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

Começa a contagem decrescente e desloca nesta aventura pelo mundo da astronomia, a bordo de um foguetão que tu mesmo vais construir.

Conta-me mais!

25 de agosto (5.ª f)

Precisamos de ti para construir uma história que anda escondida para lá das palavras que proferes. Mas precisamos ainda mais de ti porque tu sabes algo da história que nós ainda não sabemos, e estamos cheios de curiosidade. Não deixes a folha em branco, conta-nos sobre esse fantástico mundo que possuis na tua imaginação, e onde continua o resto da nossa história. Conta-nos tudo! Cria uma imagem que ilustre esse exclusivo que só tu conheces e sacia a nossa curiosidade. Vem daí!

Monotipias inacabadas

26 de agosto (6.ª f)

Já pensaste na quantidade de manchas coloridas que existem no mundo? Alguma já te fez lembrar a representação de um dinossauro, de um rosto rezingão, de uma cereja brilhante ou de um rato com duas cabeças? E já pensaste também na quantidade infinita de histórias que podes criar a partir destas manchas coloridas? Queremos desafiar-te e que nos mostres por onde viaja a tua imaginação.

Vem construir a tua obra pictórica a partir de monotipias e explorar que universos consegues criar.