Verão 2021

Oficina 2 (9 a 13 ago)


À descoberta de Pernambuco

9 de agosto (2.ª f)

Enigmas, histórias, gíria, animais e plantas, muita cor e tradição, tudo isto num só dia!

No Nordeste do Brasil, com cerca de 98km2, situa-se o Estado de Pernambuco, que apesar de não ser o maior Estado do País consegue ser maior do que Portugal Continental, e possuir 3 grandes zonas em que a vegetação e a vida animal são muito diferentes. Grandes árvores, pequenas orquídeas, catos fartos; onças-pintadas, tartarugas, macacos-pregos, serpentes e lagartos, garças-vaqueiras e tubarões podes encontrar.
Propomos-te um dia cheio de histórias, saberes, curiosidades, e muita aventura.

O mapa do tesouro

10 de agosto (3.ª f)

Isto não é uma caça ao tesouro. Ou até pode ser, mas ao contrário: quem é que marcou o “X” no mapa do tesouro? Melhor ainda, quem fez o mapa? E porque são os mapas tão esquisitos?
Esta actividade pretende levantar o véu sobre alguns elementos básicos da cartografia. Como podemos criar um mapa? Como se “lê” um mapa? Será que isso ainda é relevante, num mundo em que há GPS?

Com recurso a pouco mais que papel, lápis, régua e compasso, vamos fazer um mapa do jardim – e nele vamos assinalar os segredos que achamos mais interessantes. Com um X, ou outra letra qualquer!

Pequeno Herbário / Grandes descobertas

11 de agosto (4.ª f)

A coleção de plantas prensadas e secas, dispostas segundo determinada ordem e disponíveis para referência ou estudo, iniciou-se no século XVI em Itália, como coleções de plantas secas e cosidas em papel. Mas, o grande impulsionador desta técnica, foi o naturalista Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu, um amante da natureza, que encaixava as plantas em folhas de papel, secava-as e organizava-as nos seus livros de campo em esquemas simples para facilitar a sua identificação, estudo e utilização.

Preparamos para ti, um passeio pela natureza, com muita informação, curiosidades e recolha de algumas plantas.
Irás depois construir uma prensa, que levarás para casa, e um livro de campo para iniciares o teu herbário.

A Geometria no origami

12 de agosto (5.ª f)

O origami é uma arte tradicional japonesa que nos permite criar forma através de uma simples folha de papel, sem se fazer qualquer tipo de corte ou colagem. Nesta atividade vamos conhecer os segredos matemáticos por detrás das dobras que formam os nossos adoráveis animais de origami.

Um perfume de flores!

13 de agosto (6.ª f)

Depois o Verão chegava, os dias cresciam, o ar povoava-se de perfumes, as abelhas zumbiam em rodados cachos de glicínias.
Retirado de: A floresta, Sophia de Mello Breyner Andresen

Gostas de perfumes? Sabes porque são perfumadas as flores? Já imaginaste o mundo sem perfume?
Nesta atividade poderás descobrir algumas curiosidades sobre o perfume e descobrir alguns exemplares de plantas que podem ser utilizadas no fabrico de perfumes. No final do dia, leva contigo para casa um frasco de água de colónia, uma cromatografia perfumada e bolinhas de banho feitas por ti.