Verão - agosto 2019

Oficina 5 (26 a 30 ago)


Jogos de verão

26 de agosto (2.ª f)

O verão desperta-nos para a actividade ao ar livre. E porque não aproveitar o bom tempo e o espaço privilegiado do Jardim Botânico para experimentar e conhecer novos jogos e brincadeiras?

Prepara-te para correr, saltar, molhar-te e pensar muito. Forma a tua equipa e não te esqueças que às vezes usamos a força ou a rapidez, outras vezes a astúcia e ainda noutras o raciocínio. Como vês, somos todos precisos e somos todos preciosos. Bem vindo aos jogos de verão!

Um dia no circo

27 de agosto (3.ª f)

O circo "chegou" ao Jardim Botânico! Para além de te divertires a valer, vais aprender algumas técnicas circenses: o equilibrismo, o malabarismo, a mímica e muito mais.

Biogeometria: truques visuais

28 de agosto (4.ª f)

Das formas mais simples às mais complexas, a natureza é capaz de criar os padrões mais diversificados. Dos triângulos às formas com 12 lados, a tua missão será encontrar todas as figuras geométricas que se mostram (ou se escondem) na natureza. No final, terás de criar a tua própria figura geométrica, inspirada nos padrões harmoniosos que a natureza produz.

Aqui, também irás perceber a forma como o nosso cérebro nos engana através da visão, e serás tu a construir algumas ilusões de ótica, por meio da construção de objetos que parecem 3D, mas não passam de desenhos numa folha.

 

ArtísticaMente: na mente de um artista

29 de agosto (5.ª f)

Na mente de um artista, tudo pode acontecer. As baleias podem voar, uma floresta pode pintar-se de todas as cores do arco-íris, um ovo pode representar-se com todas as formas e feitios... E na tua mente? O que vai acontecer?
Inspirando-te na natureza e em peças de museu, poderás criar um ser imaginário com asas e longas raízes, com escamas e ramos compridos, ou com um bico e hastes coloridas. Desafia-te a ti próprio e inventa uma nova biodiversidade!

Animais-ninja

30 de agosto (6.ª f)

Tal como os ninjas, os animais também se conseguem esconder em qualquer recanto. Utilizando estratégias como a camuflagem, alguns animais imitam o seu meio envolvente, para conseguirem despistar e passar despercebidos dos seus predadores. Outros, disfarçam-se de animais perigosos, para conseguirem intimidar os seus predadores.
Desde borboletas que se parecem com corujas, até aos insetos que se assemelham a galhos de uma planta, é na Galeria da Biodiversidade que poderás colocar em prática esta estratégia.
A ideia é simples, comer ou ser comido. Estás preparado para te camuflar?