Verão - agosto 2019

Oficina 4 (19 a 23 ago)


Jardim virtual

19 de agosto (2.ª f)

Já alguma vez te questionaste sobre a forma como as pessoas construiam as suas casas no passado?

Junta-te a nós nesta viagem pelo tempo e vem aprender como podes construir utilizando materiais naturais, descobrir como funcionam as estruturas e de que forma a Engenharia Civil nos pode dar uma ajuda, comparando estas técnicas com tecnologias mais modernas, como a realidade virtual. Tal como os arquitectos, vais ter a oportunidade de criar a casa e o jardim dos teus sonhos!

Respira fundo...

20 de agosto (3.ª f)

Todos os dias ouves os adultos a falar sobre a poluição, a destruição da camada de ozono, ou a extinção de algumas espécies...
Sabias que um pequeno gesto pode fazer toda a diferença!

Neste dia tu serás o investigador da Natureza e terás a tarefa de analisar a qualidade das águas dos lagos, fazer uma coluna de filtração e simular a erosão dos solos.
Vem salvar o planeta com pequenos gestos e diverte-te!

Faz, sentindo!

21 de agosto (4.ª f)

Através das tuas sensações, visão, olfato, audição, sabor e tato, poderás redescobrir o mundo que te rodeia. Com estes sentidos poderás experienciar a natureza na pele de várias plantas e animais e descobrir que afinal também a podemos compreender de outras formas.

Coloca as mãos na massa e ajuda os nossos jardineiros.
Qual é o teu sentido preferido?

Salvador, o beija-flor

22 de agosto (5.ª f)

A natureza está a ser ameaçada pelos seres humanos. Já não nascem tantas flores como antigamente.

Salvador, o beija-flor, decide procurar a origem deste problema. Nessa missão, descobre que todos os seus amigos polinizadores estão em apuros, desde as borboletas até aos morcegos. Mas ainda mais perto da extinção estão os polinizadores mais importantes do mundo: as abelhas! Ajuda o Salvador a descobrir como travar esta ameaça.

Os heróis da biodiversidade

23 de agosto (6.ª f)

Socorro, as plantas correm perigo! Os animais que funcionam como os seus principais agentes de disseminação estão a desaparecer, o que faz com que elas tenham dificuldade em espalhar as suas sementes.

É aí que tu entras! O teu superpoder está no teu amuleto. Usa-o, sabiamente, para espalhar as sementes por sítios adequados para as plantas crescerem, mas cuidado com as plantas invasoras! Estás preparado para ser um herói da biodiversidade?