Verão com a Universidade Júnior

Oficina 1 (3 a 7 ago) - Instituto Geofísico da U.Porto


Nome de código: IGUP (Peddy Paper)

3 de agosto (2.ª f)

Vamos viajar até 1885…

O mistério parte exatamente da sua localização! Neste peddy-paper irás desvendar os mistérios que o Instituto Geofísico te irá mostrar. Vem conhecer a história ultrassecreta do Geofísico e a sua Missão nos tempos da Guerra.

Meteorologia, sismologia, radioatividade, magnetismo, botânica, são alguns dos temas dos enigmas que te esperam. És capaz de nos vires ajudar a desvendar?
Só precisamos mesmo da tua curiosidade, coragem e espírito aventureiro...

Mapas da cidade

4 de agosto (3.ª f)

A partir deste local, situado na Serra do Pilar, conseguimos ver o Porto e as suas seis pontes, numa perspetiva a que não estamos habituados. Daqui conseguimos perceber a localização de vários elementos presentes neste amplo espaço. A partir do que vemos vamos poder construir os nossos mapas, não da Cidade do Porto mas de qualquer Cidade, ainda que imaginária. Estes mapas terão assim base no que vemos, mas também na nossa imaginação.

Geologia divertida

5 de agosto (4.ª f)

A Terra, nascida há mais de 4500 milhões de anos, é um planeta único, dinâmico e muito interessante. Entre o seu coração incandescente e a superfície mais fria, as trocas de calor deslocam massas rochosas em fusão no seu interior.
Nesta atividade vais poder experimentar alguns modelos que explicam alguns fenómenos das Geociências. Fazer erupções vulcânicas, simular abalos sísmicos e analisar os seus riscos e brincar com o tempo, são algumas das propostas que temos para ti!

A natureza desenhada

6 de agosto (5.ª f)

Esta atividade tem como objetivo essencial a consciência sobre a Biodiversidade, fazendo uso de um casamento entre a Arte e a Ciência, não entendendo os dois campos como opostos mas antes como duas áreas criativas. O trabalho girará à volta da criação de um pequeno livro construído por cada participante, no qual irão ver contemplados ambientes naturais e diferentes espécies em ilustrações de inspiração no campo artístico, nomeadamente nas pinturas do artista Henri Rosseau. Para o futuro ficará um cruzamento de conhecimentos adquiridos por via da expressão plástica.

Meu querido São João!

7 de agosto (6.ª f)

Nesta oficina a Arte junta-se à Física e à Química para criar uma lanterna que voa!

Quem não gosta de soltar balões de São João e vê-los conquistar o ar e desaparecer. Mas depois queremos ter outro e mais outro e mais outro. Eles ganham o céu e vão para bem longe… Nesta atividade não iremos lançar os balões, mas poderás construir o teu balão de São João e tê-lo sempre contigo.