Estima-se que o corpo humano possua cerca de 37,2 triliões de células e que a sua estrutura seja compreendida por uma cabeça, um tronco (que inclui o tórax e o abdómen) e por membros superiores e inferiores.
Sabias que um adulto tem menos ossos do que um bebé, que inicialmente temos 350 e acabamos com apenas 206 porque os ossos se fundem durante o crescimento?
Sabias que a pele é o maior órgão do corpo humano e que planificada cobriria uma área de cerca de 20 m²?
Sabias que o comprimento do intestino delgado é cerca de quatro vezes a altura de um adulto médio e que se não fosse a sua anatomia na cavidade abdominal tornaria a absorção um pouco confusa?
Sabias que para um bebé é uma tarefa difícil segurar a sua cabeça porque esta representa cerca de ¼ do seu peso ao nascimento e de apenas 1/8 na idade adulta?
De facto, a grande complexidade do corpo humano não advém apenas das suas estruturas e das funções dos órgãos, mas sim da especificidade e das interacções das diferentes moléculas que tornaram as células muito especializadas. A Anatomia resultou de um longo período de observação e de compreensão, a partir de um exame simples à dissecção do corpo humano. Com o estudo da Anatomia do corpo humano, o uso do microscópio e a utilização de técnicas de imagiologia muito se aprendeu sobre esta construção magnífica.
Propomos uma semana divertida onde vais aprender tudo isto e muito mais.
Vem conhecer o fascinante mundo do corpo humano, uma máquina sofisticada e complexa que no seu conjunto forma uma obra maravilhosa.
Promotor: Faculdade de Medicina
Departamento: Biomedicina, Unidade de Anatomia
Professor proponente/investigador: Susana Maria Sousa Silva Ferreira
Colaboradores: Maria Dulce Cordeiro Madeira, Mavilde Rodrigues Arantes da Silva Longarito, Pedro Alberto da Graça Pereira, Armando Cardoso
Ano mínimo exigido: 10.º
Dimensão da turma: 16
Semanas em atividade: