Viagem ao fascinante mundo do corpo humano

Estima-se que o corpo humano possua cerca de 37,2 triliões de células e que a sua estrutura seja compreendida por uma cabeça, um tronco (que inclui o tórax e o abdómen) e por membros superiores e inferiores.

Sabias que um adulto tem menos ossos do que um bebé, que inicialmente temos 350 e acabamos com apenas 206 porque os ossos se fundem durante o crescimento?
Sabias que a pele é o maior órgão do corpo humano e que planificada cobriria uma área de cerca de 20 m²?
Sabias que o comprimento do intestino delgado é cerca de quatro vezes a altura de um adulto médio e que se não fosse a sua anatomia na cavidade abdominal tornaria a absorção um pouco confusa?
Sabias que para um bebé é uma tarefa difícil segurar a sua cabeça porque esta representa cerca de ¼ do seu peso ao nascimento e de apenas 1/8 na idade adulta?

De facto, a grande complexidade do corpo humano não advém apenas das suas estruturas e das funções dos órgãos, mas sim da especificidade e das interacções das diferentes moléculas que tornaram as células muito especializadas. A Anatomia resultou de um longo período de observação e de compreensão, a partir de um exame simples à dissecção do corpo humano. Com o estudo da Anatomia do corpo humano, o uso do microscópio e a utilização de técnicas de imagiologia muito se aprendeu sobre esta construção magnífica.

Propomos uma semana divertida onde vais aprender tudo isto e muito mais.
Vem conhecer o fascinante mundo do corpo humano, uma máquina sofisticada e complexa que no seu conjunto forma uma obra maravilhosa.

Promotor: Faculdade de Medicina

Departamento: Biomedicina, Unidade de Anatomia

Professor proponente: Susana Maria Sousa Silva Ferreira

Colaboradores: Maria Dulce Cordeiro Madeira, Mavilde Rodrigues Arantes da Silva Longarito, Pedro Alberto da Graça Pereira, Armando Cardoso

Monitores: Paulo Correia, Diogo Tomaz, Diogo Cabral, Beatriz Parreira

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 18

Local de Recepção Semanal
2.ª feira - Fac. Desporto; Restantes dias na Fac. Medicina (a combinar com os monitores)

Semanas em atividade:

  • 3 a 7 de Julho de 2017
  • 10 a 14 de Julho de 2017
  • 17 a 21 de Julho de 2017
  • 24 a 28 de Julho de 2017
Voltar