Um Porto de virtudes - NOVA

Pensar o Património é pensar sobretudo no futuro. Assim, procura-se compreender o Horto/Passeio/Quinta das Virtudes de forma a contribuir para uma maior valorização do espaço no presente, tendo em consideração o seu passado e o seu possível futuro.
Com efeito, a educação e comunicação patrimonial têm merecido realce na doutrina
internacional, sendo já abordadas desde a Carta de Atenas (1931). Contudo, acredita-se que ainda muito há por fazer, o que parte também das próprias comunidades, sendo por isso necessário alertar para o valor dos bens que estas possuem.
A ideia proposta, já distinguida pela Universidade do Porto com o « Prémio de Inovação Pedagógica 2017», tem como objetivo uma maior dinamização do espaço, com a possibilidade de integração da comunidade local em idade escolar, bem como a chamada de atenção para a necessidade de salvaguarda deste espaços do seu património vegetal.

O Jardim e Passeio das Virtudes, que conhecem já uma longa história, são atualmente uma das áreas urbanas mais cool do Porto. Servindo de spot a diversas iniciativas culturais, usufrui-se a partir daqui de uma vista única sobre a cidade e o rio Douro. 

Queres descobrir um pouco mais sobre o Porto? Queres descobrir porque é que as Virtudes são um espaço tão original na cidade do Porto?

Vem pôr as mãos na massa nos nossos ateliers artísticos, que integram atividades práticas como técnicas de impressão ou realização de esculturas com materiais reciclados, Vem aventurar-te na descoberta da zona das Virtudes e dos diferentes lugares da cidade a esta ligados através de peddy-papers e contacto direto com este espaço.

Vem connosco descobrir as Virtudes do Porto!

Promotor: Faculdade de Letras

Departamento: Ciências e Técnicas do Património

Professor proponente: Maria Leonor Sousa Botelho

Colaboradores: Lúcia Cardoso Rosas

Monitores: Maria Marques Moura, Ana Ameijide Lopes, Cláudia Vieria Quaresma, Vera Gonçalves

Ano mínimo exigido: 10.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Letras

Semanas em atividade:

  • 17 a 21 de Julho de 2017
  • 24 a 28 de Julho de 2017
Voltar