Esta atividade vai familiarizar-te com as diferentes classes de materiais que existem, tecnologias de produção, técnicas de caracterização e análise de requisitos de aplicação.
A engenharia de materiais é fundamental para o desenvolvimento dos materiais, estendendo a sua aplicação a campos tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial, biomédica e eletrónica.
A aplicação desta engenharia à medicina tem permitido desenvolver materiais capazes de substituir e regenerar as zonas lesadas do organismo humano, sendo usados em ortopedia, medicina dentária, cirurgia maxilofacial, cardiologia e neurologia, por exemplo. Os biomateriais contribuem decisivamente, desta forma, para aumentar a qualidade e esperança média de vida de todos nós.
Em laboratório vais aprender a produzir e caracterizar vários materiais para a regeneração de tecidos, essencialmente à base de materiais poliméricos e cerâmicos.
Nesta atividade vais desenvolver e testar enxertos vasculares, produzir um substituto ósseo (biovidro) e fazer várias experiências com hidrogéis antibacterianos. Vais poder ainda fazer impressão 3D, uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados. Irás também testar materiais de uso diário e perceber o impacto que estes têm na tua vida e dar azo à imaginação e criatividade na produção de materiais. No final da atividade, serão avaliadas a microestrutura e algumas propriedades dos materiais produzidos.
Promotor: Faculdade de Engenharia
Departamento: Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Professor proponente/investigador: Maria Ascensão Lopes, Maria Pia de Melo Alvim Ferraz Tavares, Miguel Ângelo Azenha Rodrigues
Monitores: Miguel Ângelo Azenha Rodrigues, Ana Margarida Quintas e Silva, Ana Carolina Moura Soares
Ano mínimo exigido: 10.º
Dimensão da turma: 16
Semanas em atividade: