Os materiais – do micromundo ao corpo humano

Esta atividade vai familiarizar-te com as diferentes classes de materiais que existem, tecnologias de microfabricação e de produção de nanomateriais, técnicas de caracterização e análise de requisitos de aplicação.
A engenharia de materiais é fundamental para o desenvolvimento dos materiais, estendendo a sua aplicação a campos tão diversos como a indústria automóvel, aeroespacial, biomédica, eletrónica e petroquímica.
A aplicação desta engenharia à medicina tem permitido desenvolver materiais capazes de substituir e regenerar as zonas lesadas do organismo humano, sendo usados em ortopedia, medicina dentária, cirurgia maxilofacial, cardiologia e neurologia, por exemplo. Os biomateriais contribuem decisivamente, desta forma, para aumentar a qualidade e esperança média de vida de todos nós.
Outro desafio atual da engenharia de materiais é o desenvolvimento de técnicas de produção de microcomponentes com aplicação em diversos setores industriais. A microtecnologia encontrou na microeletrónica a sua oportunidade de desenvolvimento. Atualmente, a crescente miniaturização de componentes e mecanismos é um dos desafios mais relevantes da engenharia, pretendendo-se processar uma vasta gama de materiais em variadíssimos produtos comerciais, tais como: relógios, computadores, telemóveis, airbags, impressoras, entre muitos outros.
Em laboratório vais aprender a produzir e caracterizar vários materiais para a regeneração de tecidos, essencialmente à base de materiais poliméricos naturais e cerâmicos. Vamos avaliar a bioatividade e o potencial antimicrobiano de uma das estruturas produzidas. Vais fazer modelação 3D, uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de prototipagem rápida e utilizar algumas das técnicas de produção de microcomponentes e nanomateriais. No final da atividade, serão avaliadas a microestrutura e algumas propriedades dos materiais produzidos.

Promotor: Faculdade de Engenharia

Departamento: Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Professor proponente: Maria Ascensão Lopes

Colaboradores: Sónia Santos Simões

Monitores: Stéphanie Marinho Soares

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
2.ª feira - Fac. Desporto; Restantes dias na Fac. Engenharia (a combinar com os monitores)

Semanas em atividade:

  • 3 a 7 de Julho de 2017
  • 10 a 14 de Julho de 2017
  • 17 a 21 de Julho de 2017
  • 24 a 28 de Julho de 2017
Voltar