Os Campeões Olímpicos: a junção da Física com o Desporto

Serão os recordes Olímpicos apenas o resultado de aptidões naturais dos atletas? Nesta atividade da Universidade Júnior verás que não.
Para além das aptidões naturais é necessário muito treino, e é nesta fase que a Física dá uma ajuda preciosa aos atletas. Todos os gestos do atleta têm que ser otimizados, de forma a obter o melhor rendimento, para que o atleta seja, conforme a situação, o que foi: mais alto; mais rápido; mais longe.
A junção da Física com o Desporto e a Biologia ocorre na chamada Biomecânica.
Nesta atividade vais utilizar alguns instrumentos do Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP), nomeadamente a plataforma de forças e o sistema de câmaras de infravermelhos para seguimento do movimento, para estudar algumas características da marcha, corrida e saltos.
Numa segunda fase irás utilizar também o aparelho de eletromiografia de superfície para observares o funcionamento dos músculos em direto.
Todos os dias, durante parte do intervalo para almoço, poderás utilizar as instalações da Faculdade de Desporto para praticares alguns desportos de forma divertida, nomeadamente, a natação, o futebol, o basquetebol, o voleibol, o andebol, entre muitos outros.

Promotor: Faculdade de Desporto

Departamento: Biomecânica

Professor proponente/investigador: Leandro José Rodrigues Machado

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Desporto

Semanas em atividade:

  • Aguardar pelo programa novo
  • Aguardar pelo programa novo
  • Aguardar pelo programa novo
  • Aguardar pelo programa novo
Voltar