O que ainda não sabes sobre canabinóides - NOVA!

Sabias que temos receptores canabinóides no nosso organismo? E que o nosso corpo produz os seus próprios canabinóides “endógenos”, que atuam nos mesmos receptores canabinóides?  

Depois de se encaixarem nos receptores como uma chave numa fechadura, esses canabinóides endógenos bem como os fitocanabinóides (da planta Cannabis) e os canabinóides sintéticos (que encontras nas misturas “spice”) produzem diversos efeitos fisiológicos. Afetam o sistema nervoso central, a resposta à dor, a memória, apetite e metabolismo, mas também a saúde reprodutiva! E a nossa aventura durante esta semana vai ser a descoberta dos canabinóides e do seu impacto na reprodução.

Vamos deixar-te aqui algumas pistas!
Primeiro, local de trabalho: O laboratório de culturas celulares…Já conheces?

No homem, está demonstrado que o consumo de cannabis afeta a espermatogénese! E o que fará aos níveis de testosterona? Quais as consequências?
E nas mulheres? Sabe-se que leva a ciclos menstruais irregulares e anovulatórios, ou seja, sem ovulação! O consumo também está relacionado com períodos de gestação mais curtos, menor peso do feto à nascença ou abortos recorrentes. E durante a gravidez, o desenvolvimento da placenta e do feto…o que acontece? É isto que vamos desvendar!

Vem connosco à descoberta destas e outras questões! Vem saber mais sobre os canabinóides e como eles podem afetar a tua capacidade reprodutora! Durante esta semana vamos juntos percorrer um caminho que vai deste a gametogénese ao desenvolvimento do feto e da placenta.

Promotor: Faculdade de Farmácia

Departamento: Ciências Biológicas

Professor proponente: Georgina Correia da Silva

Colaboradores: Natercia Teixeira, Bruno Fonseca

Monitores: Marta Almada, João Oliveira Maia

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Farmácia (novo edifício ao lado do Palácio de Cristal)

Semanas em atividade:

  • 17 a 21 de Julho de 2017
Voltar