Metais: uma nova vida - Nova!

Os metais são usados em quase tudo no nosso dia-a-dia. Sem estas matérias primas (os metais), equipamentos, tais como computadores, telemóveis e tablets, seriam ficção cientifica.
Atualmente, a Europa não é autossuficiente na produção destas matérias primas. Deste modo, a RECICLAGEM de METAIS a partir de equipamentos em fim de vida, como é o caso dos telemóveis, é de primordial importância para a economia europeia e a Comissão Europeia tem vindo a promover competências e emprego nesta área.
Conhecimentos de Química e de Física, tais como aqueles que tens vindo a aprender no Ensino Secundário, são empregues em várias áreas da Engenharia e das Ciências Tecnológicas para reciclar metais, os quais, posteriormente, são usados para produzir os mesmos materiais ou então aplicados noutros produtos. A reciclagem dos metais permite reduzir a exploração mineira e diminuir a deposição de resíduos, muitas vezes prejudiciais ao ambiente, assim como promover o uso eficiente dos recursos e o fornecimento sustentável de matérias primas para a economia.
Assim, nesta atividade, propomos-te que tragas pilhas alcalinas, que tens em casa e já não funcionam, assim como os telemóveis avariados, e venhas aprender a RECICLAR os METAIS presentes nestes resíduos.

Promotor: Faculdade de Engenharia

Departamento: Engenharia Química

Professor proponente: Helena Monteiro Soares

Colaboradores: Aurora Futuro da Silva, Isabel F. Neto, Seyedehmaryam Sadeghi

Monitores: Joana Pinto Monteiro

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 8

Local de Recepção Semanal
2.ª feira - Fac. Desporto; Restantes dias na Fac. Engenharia (a combinar com os monitores)

Semanas em atividade:

  • 3 a 7 de Julho de 2017
Voltar