Interagindo no mundo pelo computador

Já pensaste em criar um mundo no teu PC? Adicionar heróis, vilões, criar histórias? Fazer com que esses personagens interajam entre eles ou aos teus comandos? Criar pequenos jogos e animações para jogares com os teus colegas? Se sim, entra neste projeto de Verão e experimenta a sensação de criar com o computador.

Mas porquê ficar por aqui?! Porque não tentar interagir com o mundo através do teu computador? Ou influenciar o teu computador através do mundo? Por isso, também iremos abordar um pouco a Internet das coisas. Sabe mais sobre isto connosco!
-------

Este projeto pretende desenvolver conceitos de programação básica e raciocínio matemático. A vertente de interação dos computadores com o mundo real será também abordada.

Para a componente de computação científica utilizaremos o ambiente de programação Scratch desenvolvido pelo MIT e disponível para utilização. Este programa permite a interação com um ambiente onde a programação, no sentido usual, é escondida do participante, mas onde os seus conceitos são indiretamente usados e adquiridos. O processo baseia-se no ensino por design, onde os alunos ao experimentar e explorar o ambiente com o objetivo de desenvolver um mundo, adquirem os conceitos que permitem essa construção.

Os conceitos a adquirir são: (programação) sequência, iteração, condições, eventos, coordenação de processos; (matemáticos) lógica booleana, variáveis, coordenadas, números aleatórios.

Na primeira parte da semana (3 dias) os participantes serão introduzidos ao ambiente do Scratch e às suas possibilidades. Não serão descritos ou abordados temas de programação diretamente. O objetivo será sempre o de animar o mundo a criar e conseguir interagir com o mesmo através do computador.

As tarefas propostas farão com que os participantes tenham de apreender esses conceitos.

No quarto dia os participantes serão introduzidos à programação para dispositivos embebidos que podem interagir com o mundo real (LEDs, medidas de lu minosidade, temperatura, potenciómetros). A base será também usando o Scratch, mas agora interagindo com dispositivos externos. Deste modo pretende-se instanciar o conceito da interação dos sistemas com o mundo.

No último dia os participantes poderão aprofundar as vertentes que pretenderem, sendo-lhes apresentados possibilidades de sítios para exercitar a programação num nível menos abstrato, programação mais complexa e outros projetos com sistemas embutidos.

Ao longo da semana serão também efetuadas atividades fora do computador que exercitam e ilustram os conhecimentos utilizados na programação.

Promotor: Faculdade de Ciências

Departamento: Ciência de Computadores

Professor proponente: Pedro Brandão

Colaboradores: Luís Lopes

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Ciências (junto à cantina, R. Campo Alegre, 695)

Semanas em atividade:

  • 3 a 7 de Julho de 2017
  • 10 a 14 de Julho de 2017
  • 17 a 21 de Julho de 2017
  • 24 a 28 de Julho de 2017
Voltar