Dr. House dos peixes

Juniores chamados às urgências!! As bactérias começaram a causar doenças!
Vem ser um verdadeiro Dr.House e, através de diversas técnicas bioquímicas, descobrir tudo sobre as bactérias que podem causar doenças. Extrai também o seu ADN e estuda-o por PCR e electroforese!

Durante esta semana fantástica vais aprender a identificar bactérias causadoras de doenças em peixes que, para além de nos servirem de alimento, são muitas vezes usados como modelos em estudos importantes para os humanos.
A tua semana começa com uma visita a uma piscicultura – ou, se preferires chamar-lhe assim, um viveiro de peixes – onde poderás ter a oportunidade de, tu mesmo, dares de comer aos peixes.

E quando o peixe chega à "cama do nosso hospital" para ser observado, o que fazemos, e que instrumentos usamos? Será que, como no verdadeiro Dr. House, usamos todos aqueles testes e aparelhos de diagnóstico? Será que conseguimos descobrir o que está a deixar o peixe doente? E quando descobrimos que uma bactéria está a deixar o peixe doente, será que vale a pena identificá-la e estudá-la melhor? E como podemos fazer isso?

Veste a tua bata e vem para o laboratório ser um verdadeiro Dr. House!

Nota: Por motivos de segurança, os participantes desta atividade deverão trazer bata e terão de usar calças e sapatos fechados.

Promotor: Faculdade de Ciências

Departamento: Biologia

Professor proponente: José Américo Sousa

Colaboradores: Miguel Filipe Ramos, Joana Filipa Marques

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 8

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Ciências (junto à cantina, R. Campo Alegre, 695)

Semanas em atividade:

  • 3 a 7 de Julho de 2017
  • 10 a 14 de Julho de 2017
  • 17 a 21 de Julho de 2017
Voltar