Do Sangue ao DNA – vem descobrir porque és único

O ácido desoxirribonucleico, ADN (DNA, em inglês) é uma molécula orgânica de estrutura complexa que pode ser encontrada em todos os seres vivos, sendo responsável pelo seu desenvolvimento e funcionamento. Para conseguir exercer estas funções, a sequência de ADN deve ser convertida em mensagens que são capazes de produzir proteínas, moléculas complexas que executam maioria das funções do nosso corpo. Cada sequência de ADN que contêm instruções de como construir uma proteína é chamada de gene. Os genes são também responsáveis por transmitir toda esta informação de geração em geração, sendo que cada indivíduo têm uma informação genética única (à exceção de gémeos verdadeiros).

Todas as nossas células, tecidos e órgãos possuem cópias quase idênticas de ADN. Desta maneira, o ADN colhido do sangue é quase idêntico ao ADN da pele, do cérebro, da raiz do cabelo, dos ossos, do líquido seminal, da saliva, dos músculos, ou de qualquer outro órgão ou tecido de onde recolhermos uma amostra.

Por isso, o nosso ADN contém várias informações importantes e a sua análise é relevante para várias áreas de pesquisa como por exemplo descobrir e diagnosticar doenças, criar organismos geneticamente modificados, estudar padrões de hereditariedade, terapia genética e "fingerprinting de ADN".

Promotor: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Departamento: Imuno-Fisiologia e Farmacologia

Professor proponente/investigador: Marco Alves

Monitores: Beatriz Rodrigues, Bruno Lopes, Daniela Andrade

Ano mínimo exigido: 10.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (novo edifício ao lado do Palácio de Cristal)

Semanas em atividade:

  • 03 a 07 de julho de 2023
  • 10 a 14 de julho de 2023
  • 17 a 21 de julho de 2023
  • 24 a 28 de Julho de 2023
Voltar