Cientistas e Cidadãos - ensaiando futuros

Cientistas e Cidadãos propõe-te o ensaio de um conjunto de cenários futuros relacionados com as ciências da vida e biomedicina. Serás convidado a imaginá-los enquanto cientista, enquanto cidadão participativo, enquanto cientista e/ou cidadão em diálogo na realização de investigação responsável numa sociedade responsável.
O projeto explora a ideia de uma ciência com e para a sociedade, uma noção bem presente nos dias de hoje, e vai buscar inspiração à figura de Abel Salazar (1889-1946), na sua defesa de uma socialização da ciência para além da mera divulgação científica. Serás convidado a conhecer (ou conhecer melhor) a sua obra na Casa-Museu Abel Salazar. A figura multifacetada e de investigador socialmente empenhado de Abel Salazar é central ao projeto e, de alguma forma, orienta o seu desenvolvimento.
Tomando como ponto de partida narrativas das ciências da vida e biomedicina presentes em variados meios (incluindo textos jornalísticos, literários ou ainda o cinema), o grupo irá selecionar um dos problemas propostos para dissecar nas suas múltiplas dimensões entre o laboratório e a sociedade. Esta análise seguirá formatos variados ao longo da semana e terás oportunidade de experimentar várias abordagens, incluindo “role-play” ou ainda a expressão plástica. A análise constituirá a base da conceção de um conjunto de hipotéticos cenários futuros, o mote de um debate final no formato de “café de ciência”. Vamos a isto?

Promotor: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Departamento: Biologia Molecular

Professor proponente/investigador: Maria Strecht Almeida

Colaboradores: André Azevedo

Monitores: Carolina de Sá Machado Domingues, Márcia Alexandra Fernandes da Silva, Carolina Sofia Rodrigues Loureiro

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (novo edifício ao lado do Palácio de Cristal)

Semanas em atividade:

  • 17 a 21 de julho de 2023
  • 24 a 28 de Julho de 2023
Voltar