Astronomia: dos conceitos à prática

Desde que a nossa espécie existe, contemplamos as estrelas e procuramos imaginar padrões baseados na mitologia e crenças da época. O Universo sempre foi algo de grandioso e fascinante para a humanidade. No entanto, só a partir da invenção do telescópio e das observações de Galileu Galilei pudemos começar a estudar a imensidão do espaço que nos rodeia. Mais de 400 anos depois, somos capazes de interpretar os fenómenos que ocorrem no Universo, com detalhe e compreensão cada vez maiores.

Mas afinal, como é que conseguimos descrever o que acontece em astros a milhares de milhões de anos-luz de distância? E o que é que realmente sabemos sobre o Universo?

Para responder a estas questões, vamos abordar cada uma das principais áreas da astronomia: das forças fundamentais da natureza à forma como as galáxias se organizam, passando pelas estrelas, planetas extrassolares, e até ao impacto da astronomia no nosso dia-a-dia. Vamos realizar várias atividades e experiências, que incluem observações astronómicas, para que os participantes fiquem a saber um pouco mais sobre o Universo que nos rodeia.

Promotor: Centro de Astrofísica da Universidade do Porto/Planetário do Porto

Departamento: Planetário do Porto / CAUP

Professor proponente: Daniel Folha

Colaboradores: Filipe Pires, Ricardo Reis, Pedro Pedrosa

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 20

Local de Recepção Semanal
Planetário do Porto

Semanas em atividade:

  • 10 a 14 de Julho de 2017
  • 17 a 21 de Julho de 2017
Voltar