Aos ritmos do desporto: ar, terra e mar

Ar, terra e mar... Três meios distintos, mas com dinâmicas em comum. É através de diversas modalidades do desporto, que acontecem nestes três meios, que iremos explorar os diferentes ritmos e intensidades em que este se pode desenvolver.
Um projeto que vai desde Porto a Matosinhos, da piscina à sala de aula, do ginásio ao ar livre. Uma semana de aventura pelo mundo das ciências do desporto, repleta de música, cor e movimento, onde a monotonia nunca terá lugar!

Este projeto procura explorar diversas modalidades do desporto e do exercício físico e o modo como estas se interligam, por via da música, ritmo e variações de intensidade. 5 dias, 5 modalidades: hidroginástica, natação, pólo aquático e saltos para a água, dança, floorball e surf. Todas estas modalidades possuem ritmos distintos e grandes variações de intensidade, o que irá possibilitar aos alunos conhecer, com alguma profundidade, algumas modalidades  pouco ou nada exploradas em contexto escolar. Irão ainda experimentar alguns métodos de avaliação científica da intensidade que caracteriza cada modalidade, através da mensuração e comparação da frequência cardíaca (recurso ao cardio frequencímetros) e dos níveis de lactato.
Com base nestes pressupostos, os alunos terminarão o projeto com um conhecimento acima da média de cada uma das modalidades, quer teórico e científico, como prático, sempre de uma forma bastante dinâmica e interativa, em diversos contextos, fora e dentro da faculdade. 

Promotor: Faculdade de Desporto

Departamento: Natação

Professor proponente: Susana Soares

Colaboradores: Ricardo Fernandes

Monitores: Edgar Ribeiro, Patrícia Ferreira

Ano mínimo exigido: 9.º

Dimensão da turma: 16

Local de Recepção Semanal
Faculdade de Desporto

Semanas em atividade:

  • 02 a 06 de julho de 2018
  • 09 a 13 de julho de 2018
Voltar